Projeto Pequenos Cientistas aguça curiosidade de alunos da EMEF Marechal Costa e Silva

Com o objetivo de estimular nos alunos o espírito investigativo, a curiosidade, a observação e a pesquisa, a EMEF Marechal Costa Silva realizou nesta quinta-feira (22/11), a culminância do projeto “Pequenos Cientistas”, durante sua IV Feira de Ciências.
Os alunos dos 5º anos expuseram 26 experiências, entre elas, “o cabo de guerra elétrico”, onde uma latinha era “puxada”, atraída por dois balões energizados por meio do atrito com o cabelo; o “tornado de fogo”, que simula um redemoinho de vento com fogo subindo em forma de espiral, fenômeno que é comum em áreas abertas e incêndios florestais, além de outras curiosidades como o “camaleão químico”, uma mistura química que faz um líquido adquirir seis cores diferentes, e a produção da famosa “amoeba”.
De acordo com a diretora India Mara Bitti M. Rocha, esses alunos desenvolveram durante todo o ano letivo essas experiências em casa. “De início nós realizamos uma pesquisa de biografia de alguns cientistas e suas experiências. Sorteamos em sala de aula um nome para que o aluno levasse para sua casa o livro “Manual do mundo – 50 experimentos para fazer em casa. Assim, com o auxílio da família, escolhemos um experimento para ser realizado”, explica.
A professora Daiany Freitas Resende, do 5º ano A, também comentou que cada aluno sorteado, além do manual, leva consigo um caderno de relatórios para que todas as observações pudessem ser feitas. “Eles anotaram cada detalhe das transformações que eram observadas. Demostraram muita curiosidade e vontade de participar dessa exploração de elementos naturais, físicos e químicos, o que gerou muita indagação”, relata.
Todo o trabalho desenvolvido junto aos alunos envolveu disciplinas como português, matemática, informática, artes e ciências, e buscou durante as aulas, motivar cada um a ter persistência, observar e contemplar o experimento. “Após todos os alunos apresentarem seus experimentos dentro de sala de aula, organizamos essa feira de ciência a fim de apresentar os resultados para a comunidade e seus familiares”, completa a diretora India Mara.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem