Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025

Publicado em: 12 de dezembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Comunicação
Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025

Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), promoveu na noite desta quinta-feira (11), na Empi Irajá, a última cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) de 2025. Estiveram presentes a subsecretária de Gestão Pedagógica (Semed), Regina Ramos Azeredo, a diretora da escola, Mariane Marques Vicente, a cacique da aldeia, Marcela Rocha, os instrutores do Proerd, os Cabos PM Martin Westphal Kelbert e Jenifer Vieira Porto e a comandante da 1ª Cia do 5ºBPM, a aspirante a oficial Marcela Machado Bocaiúva.

O evento, que certificou 16 estudantes, foi o último de 2025, encerrando um ciclo de 13 formaturas, totalizando 1178 crianças e adolescentes assistidos na ação. A cerimônia se iniciou com uma bela apresentação dos estudantes formandos, que na língua nativa, cantaram e tocaram seus instrumentos como o chocalho, o tambor e a casaca. Em seguida, representando a comunidade, a cacique Marcela Rocha deu as boas vindas aos familiares presentes, destacando como as aulas do Proerd ajudaram as crianças de sua aldeia.

“Boa noite e sejam todos bem vindos. Este projeto desenvolvido pela Polícia Militar é muito lindo. Sabemos que a questão das drogas é um tema sempre abordado, o que é importante, pois ele acontece dentro de nossas escolas, atendendo crianças e adolescentes, que é a fase da curiosidade, o que pode ser perigoso. O verdadeiro amigo não é aquele que oferece algo que vai trazer prejuízo, porque ao prejudicar uma pessoa, também é prejudicada sua família. Tenho certeza que durante esse período, cada aluno guardou para si tudo o que foi passado, e que os ensinamentos serão levados adiante”, ressaltou.

A diretora da escola Mariane Marques Vicente iniciou sua fala na língua tradicional, fazendo uma auto descrição de sua pessoa e agradeceu a participação da comunidade escolar. “Boa noite parentes. Sou uma mulher guerreira do povo tupiniquim. Queria agradecer a toda comunidade escolar e à Polícia Militar por mais um ano em que encerramos a formatura do Proerd. Este programa para nós é de grande importância, porque quem é atendido, não é somente nossos estudantes, e sim todo nosso povo, que tem uma excelente aceitação desse projeto e que ele possa continuar, porque nosso futuro está dentro das escolas”, afirmou.

O Proedr dialoga com os estudantes sobre os perigos das drogas e da violência, ensinando-lhes habilidades para tomar decisões seguras e resistir a pressões negativas, o que também promove a cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável. Diversas lições são aprendidas por meio do uso de materiais didáticos específicos e de atividades interativas. “Só temos a agradecer essa parceria com a Polícia Militar, diretores, equipe pedagógica e familiares por acreditarem nesse trabalho. Se não tivéssemos o apoio dos pais, dificilmente ele daria certo. Os estudantes que foram certificados são privilegiados, porque eles fazem parte de um grupo seleto, que teve a oportunidade de ouvir importantes lições. Estou muito feliz em ver nossos meninos vencendo mais uma etapa, porque agora ainda há muita coisa pela frente. Parabéns e sucesso a todos”, disse a subsecretária de Gestão Pedagógica (Semed), Regina Ramos Azeredo.

Finalizando as falas das autoridades, a comandante da 1ª Cia do 5ºBPM, a aspirante a oficial Marcela Machado Bocaiúva destacou a felicidade em poder participar da formação do Proerd em uma comunidade em que ela atua. “É uma honra estar aqui presente, pois desde que cheguei aqui em fevereiro, no comando do policiamento ostensivo, pude acompanhar algumas aulas, o que foi muito enriquecedor. Posso afirmar que vocês estudantes estiveram em boas mãos, pois os instrutores se dedicam ao extremo para que as aulas fossem grandiosas e que no futuro, vocês possam tomar boas decisões, fazer a escolha certa, carregando isso ao longo da vida de vocês”, completou.

A cerimônia ainda contou com a leitura da redação destaque e do juramento, que foi feito na língua tupiniquim. E para alegrar as crianças e seus familiares, o mascote do Proerd, o leão Daren, dançou a tradicional música do programa.

Compartilhe essa notícia: