Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá

Publicado em: 15 de dezembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá

Mais do que um momento de alegria, a campanha Papai Noel dos Correios proporcionou aos 150 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Novo Irajá, uma grande contribuição para o desenvolvimento da habilidade de comunicação. Desde que o desenvolvimento do projeto foi iniciado em setembro, com a produção e a redação de uma carta, as crianças tiveram suas escritas estimuladas, assim como a expressão artística e o aprendizado do endereçamento correto, com o código de endereçamento postal (CEP) e o selo postal).

“Por meio do envio de uma carta resposta aos remetentes das cartinhas endereçadas ao Papai Noel, conseguimos preservar a crença e o imaginário, pois o bom velhinho sempre procura responder todas as cartas selecionadas”, disse a diretora da escola Eliane Balbi Rampineli.

Ainda de acordo com Eliane, como o trabalho na escola não focou apenas na entrega dos presentes, outros valores puderam ser fomentados, além da escrita. “Nossas crianças aprenderam, por exemplo, a importância do voluntariado com a doação de presentes de natal, realizando sonhos, e claro, conversando com o Papai Noel, o que ajudou na disseminação dos valores natalinos como bondade, perdão e solidariedade”, afirmou.

Durante a campanha, os Correios coordenaram e operaram toda a logística de disponibilização das cartas, conectando as crianças aos padrinhos da sociedade, considerada responsável pela doação de presentes. “Nessa última sexta-feira (12) nós promovemos nos turnos matutino e vespertino uma grande cerimônia de entrega dos presentes, o que gerou nos nossos pequenos uma grande expectativa. Cada olhar vibrante nos mostrava a felicidade, e como isso é importante, pois muitas famílias não têm condição de comprar os presentes. Todo esse processo, além de aquecer o coração de cada aluno, contribuiu e muito no desenvolvimento da habilidade de comunicação. Só tenho a agradecer essa parceria com os Correios”, completou a diretora.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: