Curso gratuito de arborização urbana para profissionais de Aracruz começa hoje

Tem início hoje(11) o Curso de Arborização Urbana em Aracruz, voltado para profissionais como biólogos, arquitetos, urbanistas, agrônomos, engenheiros florestais, paisagistas e decoradores que já concluíram o ensino superior ou estão no último período da faculdade. O curso, as inscrições e todo material didático será cedido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. As aulas acontecem entre os dias 11 e 15 de agosto, no auditório da Universidade Aberta do Brasil em Aracruz (UAB), no Centro, com algumas vagas disponíveis ainda.
O objetivo principal é orientar as pessoas quanto ao uso adequado de árvores nos projetos urbanísticos. O curso, com carga horária de 25 horas, contará com aulas teóricas sobre arborização residencial e urbana, poda, dinâmica de grupo e criação de projetos, além de ser ministrado pelo especialista em arborização e secretário de meio ambiente, Olímpio Vieira Neto.
Segundo o secretário, arborização é muito mais que tornar uma cidade bela, mas trata sobre levar a diversidade que existe na natureza aos moradores e plantar no município, árvores com mais flores. “Em Aracruz temos 90% de exemplares da árvore Oiti, que não tem flores muito visíveis. Pretendemos ensinar às pessoas a forma correta de plantio das espécies, pois qualquer espécie é adaptável às ruas. Com espaçamento adequado e, no mínimo, 30 centímetros de profundidade entre o colo da árvore e o seu tronco, evitamos problemas como a quebra de calçadas”, explicou.
A biodiversidade é um dos pontos mais importantes citados nesse curso, como a relação das árvores com a respiração do ser humano. Uma cidade não arborizada tem de 2ºC a 4ºC acrescidos em sua temperatura, em relação a uma cidade arborizada. Para Neto, quanto maior o número de espécies distintas de árvores, menor o risco de proliferação de doenças entre elas. “São indiscutíveis os benefícios que as árvores proporcionam para a qualidade de vida na cidade. Além de embelezar o ambiente elas têm papel fundamental reduzindo diversos tipos de poluição, tais como poluição do ar, da água, do solo, visual e sonora. Elas absorvem o gás carbônico gerado por pessoas, fábricas, lixo, automóveis e nos devolvem o oxigênio, tão essencial à vida”, acrescentou o secretário.
Em geral os problemas relacionados com árvores e seus “pontos negativos” estão intimamente ligados ao manejo mal feito, escolha de espécies inadequadas e plantio em locais impróprios. Todas estas dificuldades podem ser facilmente evitadas com um bom planejamento urbano. O curso será apenas para profissionais da área, devido aos termos técnicos de fisiologia usados durante as aulas. “ Espero que os profissionais presentes possam ser multiplicadores dessa ideia”, concluiu. Informações sobre inscrições no telefone: (27) 32567515.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon Municipal realizado Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas
- Nossocrédito completa 20 anos em Aracruz com homenagens e histórias de superação
- Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as obras escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência