Seminário de Meio Ambiente lota Câmara Municipal em Aracruz
Com o objetivo de explanar a legislação ambiental para os produtores rurais sobre a lei nº 8.995 de 22/09/2008, a Prefeitura de Aracruz, por meio Secretaria de Agricultura, promoveu hoje (26), na Câmara Municipal, o Seminário de Meio Ambiente que discutiu temas como recursos hídricos e preservação de meio ambiente, ministrados pelo Gerente de Recursos Hídricos/ IEMA, Robson Monteiro dos Santos e pelo Chefe do Escritório do IDAF/ Aracruz, André Marques dos Santos.
O vice-prefeito e secretário de agricultura, Jones Cavaglieri, fez a abertura do seminário e falou a importância da aproximação dos produtores rurais com os temas ligados à conservação ambiental e frisou que o mundo todo está preocupado com o aquecimento global e procurando novos caminhos rumo às políticas de preservação. “Tenho prazer em participar de um governo que oferece oportunidade e conscientiza os munícipes sobre meio ambiente. Queremos também que o agricultor produza e ganhe dinheiro de forma sustentável. As florestas oferecem à humanidade uma variedade de produtos e serviços no âmbito local, nacional e mundial, por isso é importante preservar os mananciais e as matas nativas”, afirmou Cavaglieri.
O SEMINÁRIO
O seminário discutiu os recursos hídricos, dentro do Programa Produtor de Água que está em fase de estudos num projeto piloto na Bacia do Rio Benevente, em Alfredo Chaves. Outro tema importante foi a inclusão do assunto sobre venda de Crédito de Carbono, onde o produtor vai receber anualmente um valor referente à conservação da mata em sua propriedade durante três anos, podendo prorrogar o prazo ou vender os créditos de carbono posteriormente. Segundo a engenheira agrônoma, Valquíria da Costa, é importante incentivar o reflorestamento de áreas desmatadas e de encostas e barrancos.
O evento também ressaltou que a averbação do terreno em cartório deve ser feita até o final deste ano (2009), onde 20% do terreno deve ser de vegetação nativa. Quem não tiver essa vegetação em sua propriedade, precisa isolar uma área, e tem até o ano de 2016 para deixar o local se regenerar ou introduzir vegetação nativa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada