Audiência pública em Aracruz apresentou Projeto Portocel II que amplia porto em Barra do Riacho
Na última terça-feira (23), aconteceu no Sesc de Aracruz uma audiência pública realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), que teve como objetivo mostrar o processo de licenciamento ambiental do Projeto de Portocel II. Quem esteve no evento foi o Prefeito de Aracruz que mostrou sua satisfação em ver um projeto como este no município. “Sabemos que são esses investimentos que vão gerar empregos na nossa cidade, o Projeto Portocel II se firma cada dia mais e agradeço àqueles que estão acreditando no nosso município”, afirmou o prefeito.
De acordo com o Diretor Superintendente do Portocel, Carlos Gilberto Marques, o terminal do porto em Barra do Riacho hoje exporta 74% da celulose do Brasil e é a maior exportadora do mundo neste segmento. Os empreendimentos estão previstos até 2026 e vão acrescentar maior capacidade operacional a Portocel. O porto hoje recebe navios de até 213m de comprimento e até 12 metros de calado (profundidade), depois da finalização das obras o porto irá receber embarcações com até 244m de comprimento e 15m de calado.
“São, aproximadamente, R$ 490 milhões em investimentos. Essa expansão é fundamental para o atendimento da nova geração de navios: maior comprimento, maior calado e maior capacidade de cargas”, ressaltou Mains. A maior movimentação desse terminal será de celulose, podendo receber outras cargas.
O engenheiro Civil da Cepemar, Placidino Passos, mostrou na audiência princípios que foram levados em consideração para que o licenciamento ambiental fosse permitido. O diagnóstico apresentado por Passos, mostrou um estudo feito sobre fauna, flora, clima, influência, oceanografia física (ondas, correntes, marés). “Fizemos um estudo sobre a linha de costa de 1957 a 2007, e não houve mudanças significativas na forma da praia”, afirmou o engenheiro.
PROJETO PORTOCEL II
A primeira fase, do Projeto Portocel II, que vai até 2018, consiste na construção de três novos quebra-mares, um berço para navio e dois novos armazéns. A Boca da Barra (desobstrução) será feita na 1º fase, com prazo de três anos para sua conclusão. Na Fase II (2018 – 2020) será edificado um berço para navio. Já na Fase III (2024 – 2026) será realizada a construção de dois berços para navio; e um ramal ferroviário.
Outras obras que estão diretamente ligadas às três fases do Projeto Portocel II são: construção do canal de aproximação/bacia dos berços com extensão de cerca de 600 m e uma largura 210 m; regularização do leito marinho; e ampliação da infraestrutura portuária com novas áreas de armazenamento, adequação do sistema viário e de sinalização náutica, ampliação do sistema ferroviário e estacionamentos, ampliação do sistema de abastecimento de água, energia e combate a incêndio, entre outras. Os líderes do projeto hoje são a Aracruz Celulose e a Cenibra.
EMPREGOS
Serão gerados 850 empregos só na 1º fase, e mais 300 diretos com a ampliação, além dos 300 que já existem.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada