Mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino participarão dos projetos “Escola no Aricanga” e “Escola no Manguezal”

Após dois anos com as ações dos projetos “Escola no Aricanga” e “Escola no Manguezal” paralisadas em função da pandemia, cerca de 520 alunos da Rede Municipal de Ensino voltarão a participar das respectivas visitas técnicas. Nessa semana, de terça-feira (09) a quinta-feira (11), as turmas de 5º ao 8° anos das EMEF´s Zilca Nunes Vieira Bermudes, Santa Cruz e Luiza Silvina conhecerão as trilhas do Parque Natural Municipal do Aricanga "Waldemar Devens" e as riquezas de sua fauna e flora.
O objetivo é promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental com o contato direto na mata atlântica do parque. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz, essas visitas melhoram a relação do homem com a natureza e desenvolvem a consciência ecológica e cidadã, fazendo com que os alunos se tornem multiplicadores, compartilhando os conhecimentos adquiridos na comunidade escolar, familiares e comunidade em que vivem.
O parque do Aricanga conta com um Polo de Educação Ambiental composto por um auditório, banheiros, cozinha e escritório. As trilhas são diversificadas, sendo a Trilha da Barriguda de curta distância, fácil nível, unida à presença de fortes atrativos da flora.
Escola no Manguezal
Já na próxima semana, também de terça-feira (16) a quinta-feira (18), os alunos do CMEB José Mambrini, das EMEF´s Zilca Nunes Vieira Bermudes, e Santa Cruz conhecerão a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Itaparica. Trata-se de uma reserva natural particular, dedicada a pesquisas, cultura e educação. Ela foi fundada em 1970 pelo cientista Augusto Ruschi, o patrono nacional da ecologia, em local privilegiado do distrito de Santa Cruz.
Esta estação possui banheiros, área externa coberta, biblioteca, trilhas, laboratório, viveiro florestal e museu, além de um manguezal diferenciado com formações arrecifes por toda a costa, local com algas calcárias que se amontoam e diferentemente das outras algas, que são as únicas que mineralizam o gás na forma de carbonato. Acredita-se que nesta área do Espírito Santo, desde Guarapari até São Mateus, encontra-se o maior banco de algas calcárias do mundo, com algas calcárias que se amontoam e diferentemente das outras algas, são as únicas que mineralizam o gás na forma de carbonato.
Este projeto será realizado em parceria com a empresa Suzano e VB Ambiental. As ações serão acompanhadas pelo Indígena Tupiniquim Manoel dos Santos, que é um tradicional "tirador de caranguejo” da região. Ele explicará às crianças como trabalhar no manguezal de forma consciente. O objetivo do projeto é promover ações que visem a conscientização dos alunos quanto à preservação e conservação do manguezal, e oportunizar aos participantes o contato e percepção com estes ecossistemas, sua importância, valorização como patrimônio natural e reflexão das atividades antrópicas.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)