Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz participou nesta quinta-feira (31), no Campus Ifes de Vitória, da Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e objetivou promover o desenvolvimento de competências desde a educação infantil ao ensino fundamental.
A formação contou com várias personalidades, entre elas, Maria Müller Custódio da Undime, que ressaltou que mais do que cumprir a lei, todos têm a responsabilidade de formar cidadãos críticos numa sociedade igualitária que valoriza a equidade. Para os representantes da Sedu, Vitor de Ângelo, Andréa Guzzo e Darcila da Silva, é muito importante valorizar essas relações étnico-raciais, e que estas ações possam acontecer, de fato, nos espaços das escolas.
O município esteve representado pela técnica Pedagógica do Setor do Ensino Fundamental da Semed, Daniele Reis de Jesus, e segundo ela, o material disponibilizado pela Sedu aproximará , esse público do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica, fundamentada nas normativas e diretrizes curriculares nacionais.
“Foi um dia muito produtivo, sendo que o evento nos trouxe vários estudos e reflexões dos resultados do ‘Saev raça- cor’, contribuindo ainda com as orientações e organização do material para os municípios. Minha participação teve como ponto focal a educação para as relações étnico-raciais (ERER) em Aracruz. Pretendemos, assim, dar continuidade a esta questão em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino”, ressaltou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo