Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres

Publicado em: 31 de julho de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação/Thiago de Barros
Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres

A Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no Centro, recebeu, na manhã desta quinta-feira (31), o evento que marca o início do Agosto Lilás, marcado pelo cuidado e acolhimento. A mobilização, voltada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, reuniu autoridades, servidores, representantes da Justiça, forças de segurança e a população em um espaço que transbordou empatia, informação e serviços essenciais.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho; da juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (Comvides); dos delegados da Polícia Civil Amanda Barbosa, Rodrigo Fanti e Leandro Piquet; além de secretários municipais, vereadores, equipes da Prefeitura e sociedade civil. As crianças do Projeto Girassol emocionaram todos os presentes com uma apresentação musical.

Hoje não estamos aqui apenas falando sobre violência, estamos falando sobre vidas. Sobre aquelas mulheres que tiveram a coragem de romper o silêncio, sobre histórias que merecem ser reescritas com dignidade e respeito. Este evento representa muito mais que uma campanha, é um símbolo da nossa rede de proteção funcionando de forma integrada, humana e acolhedora. Cada mulher aracruzenses está e sera escutada, orientada. O Agosto Lilás é um movimento para fortalecer as mulheres e toda a sociedade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe.

A programação contou com palestras sobre os caminhos para romper ciclos de violência e contou com o ônibus Rosa da Lei Maria da Penha da Justiça Federal, que prestou diversos atendimentos, como consulta de processos, emissão de certidões, informações e esclarecimentos de dúvidas, abertura de processos dos juizados e encaminhamento para atendimento via Balcão Virtual.

Além disso, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos municipais, como atendimento do Sine com oferta de vagas de emprego; orientações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) sobre os serviços ofertados; corte de cabelo e manicure; serviços de saúde com testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C, glicemia e aferição de pressão; orientações de cuidados com a pele, tenda de Educação Ambiental com a ação Tampinhas do Bem, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, entre outros.

“O poder público tem a responsabilidade de criar políticas que protejam, mas, acima de tudo, de garantir que essas políticas cheguem a quem precisa com sensibilidade e eficiência. Ver esse evento acontecendo é a prova de que a gestão municipal entende que cuidar da mulher é cuidar da estrutura da sociedade. A prevenção e o acolhimento caminham juntos. E nós temos trabalhado intensamente na articulação de investimentos e estratégias que ampliem o acesso das mulheres à justiça, à saúde, ao emprego, à proteção e, principalmente, ao respeito”, disse a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, que acompanha de perto os investimentos em políticas públicas sociais.

A juíza da Comvides, Hermínia Azoury, disse que o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher demanda de uma atuação articulada entre os diversos órgãos do sistema de justiça e a rede de proteção social. “Eventos como este são fundamentais porque promovem o acesso à informação, desmistificam o funcionamento do judiciário e tornam os direitos mais próximos de quem realmente precisa deles. A Lei Maria da Penha é uma das legislações mais completas do mundo em defesa da mulher, mas sua efetividade depende da aproximação entre as instituições e a sociedade. Quando o judiciário sai dos fóruns e se coloca à disposição da população em espaços públicos, como hoje em Aracruz, avançamos na garantia do acesso à justiça, na prevenção das violências e na construção de uma cultura de paz e respeito”.

Representando o Legislativo, a vereadora Etienne Coutinho Musso destacou a importância da união entre os poderes. “Combater a violência contra a mulher não é tarefa de um setor só. É missão de todos. E é muito significativo ver essa mobilização, com cada detalhe voltado ao acolhimento, à escuta e à transformação”.

O prefeito Dr. Coutinho ressaltou o compromisso da gestão com políticas de proteção à mulher. “A violência doméstica ainda é uma ferida que sangra em silêncio dentro de muitos lares. Por isso, este evento tem uma importância enorme, pois ele rompe esse silêncio com informação, serviços e, sobretudo, humanidade. Nossa gestão tem um compromisso com a proteção das mulheres. Isso se traduz em ações concretas como essa, que aproximam a população da rede de apoio, da justiça, da saúde e de oportunidades de recomeço. Reunimos inúmeras histórias de mulheres que buscaram nossa rede de apoio e também temos muitos homens que participam do projeto Homem que é Homem, para entender sobre os tipos de violência e transformar o seu modo de pensar. Afinal, ninguém tem o direito de ferir a dignidade, a voz e o corpo de uma mulher”, comentou.

O Agosto Lilás é uma mobilização permanente pela vida das mulheres, reafirmando o compromisso da Prefeitura em fortalecer a rede de proteção, promover a conscientização e garantir, a cada mulher, o direito de viver com segurança, dignidade e liberdade.

Compartilhe essa notícia: