Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
Aconteceu no Centro de Convenções de Salvador (BA), entre os dias 27 a 30 de julho, o 20º Fórum Nacional Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O município esteve representado pela secretária Jenilza Spinassé (Semed), e o evento reuniu dirigentes, técnicos, gestores, prefeitos, vereadores, conselheiros e educadores de todos os estados para discutir temas estruturantes e decisivos para o futuro da educação nos municípios.
Durante os quatro dias, o fórum reuniu ainda um público de mais de 2000 pessoas, que tiveram uma grande oportunidade de presenciar importantes conferências, mesas-redondas e salas temáticas, sendo que um dos focos de toda programação foi contribuir em particular com os dirigentes que assumiram a gestão no início deste ano.
"Posso afirmar que esse fórum é reconhecido em todo o país como um espaço de excelência para a formação dos dirigentes municipais de educação, além das equipes técnicas das secretarias. Por meio dessas ações, é possível promover articulações e construções coletivas das políticas públicas de educação do Brasil, pois ele congrega profissionais e técnicos e públicos afins que ajudam na construção de uma aprendizagem cada vez mais incisiva", afirmou Jenilza.
Além de toda programação voltada ao fomento do ensino, o espaço ainda contou com exposição de iniciativas dos parceiros institucionais, bem como produtos e tecnologias de empresas credenciadas e de técnicos do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na ocasião, foram eleitos a nova mesa diretora executiva e o conselho fiscal responsáveis para o biênio 2025-2027.
"Eu pude conhecer de perto as salas de atendimento governamental do FNDE, Inep, SEB, dentre outras, além dos estandes da Undime e parceiros. Participamos do Balanço de gestão e da conferência magna do Plano decenal de educação e de política de Estado para garantir o direito à educação", completou Jenilza.
Dentre os painéis expostos, destaques para o da Alfabetização, letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, política de avaliação, definição do padrão de desempenho e instituição do Selo Criança Alfabetizada, e o do financiamento da educação básica pública, com fontes, arrecadação, aplicação, subvinculações e condicionalidades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo