Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais

Publicado em: 15 de agosto de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz promoveu na tarde desta quinta-feira (14), no miniauditório do Ifes, uma formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais. O evento foi conduzido pela professora Doutora Edineia Koeler e  destinado a docentes, pedagogos e técnicos da Semed, reafirmando o compromisso da pasta com a promoção de uma educação plural, inclusiva e antirracista, conforme preconizado pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

"Essa formação proporcionou aos participantes uma rica retrospectiva histórica, por meio de uma linha do tempo que evidenciou aspectos fundamentais da constituição do povo brasileiro. Foram abordadas as origens e os mecanismos do racismo, diferenciando-o do preconceito, e discutida a influência europeia na construção de estruturas sociais que perpetuam desigualdades até os dias atuais — como o racismo estrutural e institucional”, destacou a técnica Pedagógica do Setor do Ensino Fundamental da Semed, Daniele Reis de Jesus.

O encontro foi marcado por uma intensa participação dos profissionais da educação que contribuíram com reflexões, compartilharam experiências e esclareceram dúvidas. A escuta ativa e o diálogo qualificado possibilitaram aprofundar a compreensão sobre os impactos das expressões racistas na formação dos sujeitos, especialmente no contexto escolar.

Entre os diversos autores estudados, foi destacado, a potente afirmação:  - existe uma história do povo negro sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro -. “Essa citação sintetiza a urgência de reconhecer e valorizar as contribuições dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na construção da identidade nacional”, afirmou a professora  Edineia Koeler.

Também foram discutidas as interfaces entre a educação das relações étnico-raciais e a educação especial, ampliando o olhar para a interseccionalidade e os desafios da inclusão. “Nossa secretaria reafirma seu compromisso com a formação continuada dos profissionais da rede, entendendo que a educação para as relações étnico-raciais é uma prática pedagógica transformadora, que contribui para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática”, finalizou a subsecretária de Gestão Pedagógica Regina Ramos Azeredo.
 
 

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