Prefeitura promove Ação Cidadã com rede de serviços para garantir acolhimento à população em situação de rua

Na manhã desta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) realizou mais uma edição da Ação Cidadã, iniciativa voltada ao cuidado e acolhimento de pessoas em situação de rua no município. A atividade aconteceu das 7h30 às 10h30 e reuniu serviços de saúde, assistência social e apoio psicossocial, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a dignidade e a reintegração social dessa população.
A ação contou com articulação de uma rede que atua diariamente para prover o acolhimento necessário. Participaram a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – Unidade Básica de Saúde Vila Rica, o Instituto Ippes, por meio da equipe psicossocial do Abrigo Lar da Esperança, além da colaboração de profissionais voluntários, como médico e barbeiro.
Durante as atividades, foram ofertados serviços gratuitos essenciais, como atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, atendimento psicossocial, encaminhamentos para unidades de saúde e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além de suporte para emissão de encaminhamentos ao Sine. Também foram disponibilizados corte de cabelo e barba, distribuição de kits de higiene e lanche, e a oferta de acolhimento e passagens.
Confira os resultados da ação:
-
28 atendimentos de saúde,
-
19 abordagens sociais,
-
2 acolhimentos no Abrigo Lar da Esperança,
-
1 encaminhamento à emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA),
-
11 cortes de cabelo e barba.
A secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, explicou que o trabalho com a população em situação de rua exige articulação intersetorial e respeito às normas que regem a política pública de assistência social no Brasil. “A atuação da secretaria segue os parâmetros do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e respeita as limitações impostas pela legislação federal. Isso significa que não se trata apenas de oferecer serviços pontuais, mas de articular políticas de saúde, assistência, trabalho e cidadania para garantir direitos e oportunidades. A Ação Cidadã é um exemplo dessa integração, afinal, é um esforço conjunto do município e de diversos parceiros para oferecer acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos responsáveis. Estamos trabalhando para que cada ação seja mais do que uma resposta imediata, mas sim um passo consistente na reintegração social das pessoas em situação de rua. É importante ressaltar que os serviços, os caminhos existem, mas é preciso que a pessoa em situação de rua queria. Em Aracruz temos diversos casos de pessoas que mudaram de vida através dessas ações sociais”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as demandas escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
- Projeto Vida no Mangue: Meio Ambiente promove formação sobre preservação e manejo sustentável
- 4º Workshop Educação Integral em Tempo Integral reúne gestores e educadores capixabas para momentos de troca de experiência e aprendizado
- Percurso Formativo orienta Técnicos Formadores Municipais sobre o Material Didático Complementar (MDC do Paes)
- Convocação Nº 06, Edital 001/205 - SEMSA
- Setembro Verde: Diálogo Formativo orienta profissionais da educação sobre o ‘Desemparedamento da Educação Especial’
- Próxima etapa de Velocidade na Terra será domingo (28)
- Oficina de confecção de panelas de barro leva aprendizado e entusiasmo a estudantes da Emef Zenilia Varzem Ribeiro
- Momento histórico: Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado entregam obra de Macrodrenagem da Grande Bela Vista