Balneabilidade: praias de Aracruz recebem novas placas de sinalização

Publicado em: 30 de janeiro de 2026
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Balneabilidade: praias de Aracruz recebem novas placas de sinalização

Moradores e turistas que passarem pela orla de Aracruz terão acesso a novas placas de identificação de balneabilidade das praias. A troca dos equipamentos foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), ampliando o acesso à informação e garantindo mais clareza, segurança e orientação à população quanto às condições próprias para banho.

Ao todo, 15 placas indicam as condições de balneabilidade, informando se o trecho está próprio ou impróprio para banho. Os equipamentos possuem um QR Code que direciona o usuário para o site da balneabilidade, onde estão disponíveis outras informações.

“Essas novas placas foram pensadas para facilitar a vida de quem frequenta as praias de Aracruz. Moradores e turistas agora conseguem identificar com mais facilidade se o local está próprio ou não para banho e ainda acessar outras informações por meio do QR Code. É uma forma simples e direta de orientar as pessoas, trazer mais segurança e garantir que todos aproveitem nossas praias com tranquilidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.
Balneabilidade

Por meio do sistema online do Programa Balneabilidade Água Limpa (ÁguaLimpa), moradores e turistas podem acessar um mapa interativo que indica todos os pontos de coleta, além da classificação de cada trecho quanto à condição própria ou imprópria para banho. O programa realiza análises microbiológicas e físico-químicas da água do mar, com coletas feitas a cada 15 dias entre dezembro e março, período de maior fluxo de banhistas. Já de abril a novembro, o monitoramento ocorre mensalmente.

As praias monitoradas são: Barra do Riacho, Barra do Sahy (três pontos), Praia dos Quinze, Putiri, Mar Azul, Sauê, Padres, Sauna, Coqueiros, Santa Cruz e Formosa. Esses locais têm se mantido em padrão de qualidade próprio para banho durante todo o ano, em praticamente mais de 90% do seu estuário.

Compartilhe essa notícia: