Educação inicia instalação de salas modulares em escolas da Rede Municipal de Ensino
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, na tarde desta quinta-feira (29), à instalação de salas modulares em escolas da Rede Municipal de Ensino. A primeira instituição a receber os módulos foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Anastácia, em Nova Santa Cruz. Essas estruturas terão diferentes funcionalidades em cada escola, podendo servir como bibliotecas, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), salas de projetos, salas de professores, entre outras.
Até o momento, sete escolas da rede estão sendo contempladas com o projeto. Além do Cmei Tia Anastácia, receberão os módulos as Escolas Municipais de Ensino Fudamental (Emefs) Itaparica, Santa Cruz, Ezequiel Fraga Rocha e Coqueiral, além dos Cmeis Teresinha Frigini e Maria Ghidetti. “Essa ideia nasceu em 2024, quando começamos a pensar em otimizar os espaços físicos de algumas escolas. Com essa readequação, cada uma poderá utilizar a sala que será desocupada. Para que isso acontecesse, todas passaram por um processo de reestruturação, o que está facilitando a instalação dos módulos”, explicou a gerente de Infraestrutura da Semed, Andréa Maria Rosa Scopel.
Ao todo, serão 11 módulos, e a previsão é de que, na próxima semana, todos já estejam instalados. Eles são construídos com paredes de fibra de vidro e contam com material isolante entre elas. Além disso, são resistentes, possuem espaços otimizados e já vêm com todas as instalações elétricas, de climatização e internet. “Nossa intenção sempre foi oferecer mais organização, tornando as escolas ainda mais humanizadas. Outro fator importante é que, com esse remanejamento de estruturas, as escolas poderão ampliar suas salas de aula e, consequentemente, abrir novas vagas. Optamos por essas estruturas em vez de salas de alvenaria devido ao tempo de execução, já que, em apenas dois meses, os módulos chegam ao local”, completou Andréa.
A diretora do CmeiTia Anastácia expressou grande satisfação com a conquista, destacando os benefícios que ela trará à unidade escolar. “A instalação da sala modular era uma demanda antiga da instituição, com o objetivo de ampliar o espaço físico e aprimorar o atendimento à comunidade, além de promover uma melhor organização interna. Nossa intenção é transferir a atual sala dos professores para o novo módulo. No espaço que será desocupado, pretendemos implantar uma sala de recursos ou de aula, considerando as demandas dos estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Dessa forma, poderemos ampliar o atendimento à comunidade de Nova Santa Cruz e região, como Santa Cruz, Itaparica, São Francisco e Rio Preto”, ressaltou Rosieli Merotto.
Aracruz é o primeiro município da região norte do estado a instalar salas modulares, o que trará benefícios imediatos. “Estava muito ansiosa para que esses módulos chegassem. Após as instalações, irei a cada escola contemplada para ver pessoalmente os resultados. Estamos falando de estruturas que, pela sua logística, são instaladas muito rapidamente, o que também permite uma organização mais eficiente. Conseguimos atender mais uma demanda das comunidades escolares, e tenho certeza de que todos ficarão felizes”, afirmou a secretária de Educação, Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Município concede auxílio para compra de material escolar e uniformes
- 5ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Jornada do Regime de Colaboração 2026 oportuniza reflexões sobre a política educacional e a responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação
- Regularização Fundiária: famílias do bairro Santa Marta serão beneficiadas com a entrega de documentos
- Ação Cidadã reúne serviços de assistência social e saúde no Centro de Aracruz
- Verão 2026: Confira as atrações do próximo final de semana
- Município publica Plano de Contratações Anual e amplia previsibilidade para fornecedores
- Aulas da Rede Municipal de Ensino se iniciam na próxima quarta-feira (4)
- Gestores Escolares participam de momento de acolhida e orientações para o início do ano letivo
- Janeiro Branco promove momento de escuta e reflexão para servidores municipais