Jornada do Regime de Colaboração 2026 oportuniza reflexões sobre a política educacional e a responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação

Publicado em: 29 de janeiro de 2026
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Jornada do Regime de Colaboração 2026 oportuniza reflexões sobre a política educacional e a responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação

Aconteceu de terça-feira (27) a quinta-feira (29), no municipio de Guarapari, a Jornada do Regime de Colaboração 2026. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), teve como objetivo fortalecer as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), ampliar as parcerias interinstitucionais e reforçar a importância do planejamento integrado, por meio da troca de experiências.

Aracruz esteve representado pela secretária municipal de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, acompanhada da subsecretária Regina Ramos Azeredo e da equipe técnica.

A Jornada do Regime de Colaboração: Escola Pública frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 4) – planejamento estratégico e atividades formativas oportunizou significativas reflexões sobre a política educacional e a responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação na sistematização das ações, para que possamos garantir o direito à aprendizagem dos estudantes, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental”, explicou a secretária.

Ainda de acordo com Jenilza Spinassé, os três dias de evento proporcionaram importantes momentos de diálogo e reflexão. “Todo o trabalho precisa ser pautado no monitoramento e acompanhamento da aprendizagem e do processo formativo dos profissionais da educação, visando ao planejamento das intervenções pedagógicas e à valorização desses profissionais”, completou.

A Jornada reuniu conteúdos relevantes e contou com palestrantes de renome nacional, além de painéis e mesas-redondas que debateram temas como meio ambiente, sustentabilidade e a educação como motor do desenvolvimento sustentável. Entre os participantes estiveram diversos doutores e autoridades, como Daniel Munduruku, escritor, filósofo, doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística; Gustavo Carlos Macedo, doutor e mestre em Ciência Política pela USP, com estudos na Columbia University; e Rodrigo Coelho do Carmo, conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo desde 2018, ex-diretor da Escola de Contas (2019) e ex-corregedor (2020), entre outros.

“Participar da Jornada do Regime de Colaboração, cujo foco foi o ODS 4 – Educação Pública de Qualidade, nos levou a reflexões significativas diante da responsabilidade e do contexto sustentável em que estamos inseridos. Retornamos com o compromisso de que equidade, transparência e resultados precisam nos impactar e nos impulsionar para a qualidade educacional que queremos”, destacou a subsecretária Regina Ramos Azeredo.

Durante o evento, também foram abordados temas como a educação infantil como alicerce do desenvolvimento integral, a educação integral em regime de colaboração, a gestão e identidade institucional e a autodeclaração como ato de responsabilidade pública na política nacional de qualidade. Entre as frases-chave destacadas ao longo da jornada estiveram: “Educação de qualidade não pode ser discurso: é ciência, dado, orientação assertiva, evidência e gestão com intencionalidade”; “Blindar as escolas contra distrações é fundamental para garantir o tempo pedagógico”; “Valorização do professor rima com entrega de resultados”; e “A rotina pedagógica define o sucesso escolar, não o contexto socioeconômico”, entre outras.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: