Prefeitura de Aracruz realiza o 3º Ciclo das Tertúlias Inclusivas para professores de AEE e pedagogos da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 21 de agosto de 2023
Imagem: Semed

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realiza nessa segunda-feira (21), mais um encontro presencial do 3º Ciclo das Tertúlias Inclusivas para Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Pedagogos da Rede Municipal de Ensino. Esse ciclo faz parte de um processo de formação continuada, iniciado em 14 de março desse ano, com cada ciclo durando em média 45 dias.

Durante esse período, todos os professores de AEE e pedagogos da rede participam, em pequenos grupos, dos encontros formativos que são realizados em dez Polos por regiões e têm por objetivo  promover estudos de aperfeiçoamento da prática do AEE nas escolas comuns inclusivas. Assim, todo conhecimento formativo é aplicado e desenvolvido pelos pedagogos e professores de AEE como formadores e multiplicadores, respectivamente, junto às escolas que atuam.

“As Tertúlias Inclusivas têm sido um processo formativo revolucionário, onde temos repensado nossas práticas pedagógicas por meio da acessibilidade curricular que contemple todos os estudantes. Para além do público vinculado ao AEE, existe a compreensão de que a escola é um espaço que precisa ser de todos, para todos e com todos. Isso implica o fazer sem reducionismo, sem práticas segregacionistas e com igualdade de oportunidades, o que equivale a criação de iniciativas que proporcionem um contexto escolar para garantir o direito de todo o cidadão”, afirmou a técnica pedagógica e professora de AEE, Alline Siqueira.

As Tertúlias Inclusivas vêm debatendo temas como capacitismo, interseccionalidade, ética do cuidado, identificação de barreiras e promoção dos diferentes tipos de acessibilidade, estilos de aprendizagem, planejamento acessível, Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), entre outros. “Por meio de dinâmicas de grupos, estudos de casos, murais interativos e outras formas de (re) construir conhecimento, esse encontros formativos têm produzido reflexões e práticas bastante relevantes para todos os profissionais envolvidos”, completou Alline.