Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação

A Secretaria de Educação (Semed) realizou nesta segunda-feira (12), no miniauditório do Ifes, uma reunião de alinhamento com os pedagogos da Rede Municipal de Ensino. A equipe técnica da Semed abordou os resultados de avaliações da rede e os recursos do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), que é uma complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Trata-se de uma forma de indução e reconhecimento dos resultados de redução de desigualdades educacionais entre diferentes grupos sociais. Ela é destinada a estados e municípios que demonstram melhores resultados na educação básica. “Esse momento foi pensado com o objetivo de munir esses profissionais do magistério com informações relevantes sobre os resultados das avaliações, e, consequentemente, pensar em ações e evidências que contribuam com a melhoria da aprendizagem. Com eles se aproximando dessas informações, é possível conhecer a realidade da rede e o perfil da escola que está diretamente ligado ao acompanhamento e monitoramento”, destacava a subsecretária de Gestão Pedagógica, Regina Ramos Azeredo, na abertura do evento.
Já a subsecretária de Melhoria e Avaliação de Ensino da Semed, Simoni Frigini Sepulchro, que também participou da reunião, explicou que é de extrema importância que a equipe pedagógica esteja ciente dos resultados das avaliações. “Precisamos estar cientes dos resultados. Isto ajuda no apoio e assessoria aos gestores escolares, pois o eixo central do trabalho na escola é o pedagógico, e por isso todas as ações devem estar a serviço desse setor”, completou.
Na sequência, a Equipe do Ensino Fundamental, nas pessoas de Viviane Cabidelle, Lorena Mercier e Roberta Schuina seguiram com a apresentação destacando as cinco condicionalidades do VAAR, como o provimento do cargo ou função de gestor escolar de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho ou a partir da escolha realizada com a participação da comunidade escolar dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho e a participação de pelo menos 80% dos estudantes de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada rede de ensino por meio dos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica.
Com relação à terceira condicionalidade, que é a redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais medidas nos Exames Nacionais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, respeitadas as especificidades da educação escolar indígena e suas realidades, esta busca reduzir desigualdades educacionais por meio de indicadores de aprendizagem e objetiva, tendo como objetivo garantir que redes de ensino que apresentem avanços na equidade educacional sejam contempladas com recursos adicionais.
Aos pedagogos também foram apresentados os resultados diagnóstica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saev), os descritores de língua portuguesa e de matemática dos 5º e 9ºanos, os resultados e proficiência média dos estudantes no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), com o objetivo de subsidiar a análise pedagógica e orientar a elaboração de estratégias que promovam a melhoria da aprendizagem e o avanço no desempenho dos estudantes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais