Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mário Leal Silva e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Teresinha Frigini, ambas do distrito e Guaraná, realizaram na manhã desta quinta-feira (15), uma grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Essa caminhada veio de encontro com as ações do Maio Laranja, mês de conscientização e de enfrentamento da causa em todo o Brasil, tendo o dia 18 com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. Desta forma, centenas de estudantes na companhia de professores, diretores, demais servidores das escolas e pais passaram pela avenida Gabriel Pandolfie, seguindo pela rua Aurélio Alvarenga, carregando faixas e cartazes, além de fazerem algumas paradas para falar à comunidade sobre o tema.
A secretária Jenilza Spinassé compareceu com sua equipe para poder prestigiar o movimento. “Muito gratificante ver o empenho de cada aluno e como eles se sentem motivados em participar. Esse é um tema muito importante para que possamos chamar a atenção de toda comunidade escolar. Temos que alertar as pessoas e conscientizá-las a combater todo tipo de abuso contra nossas crianças. Parabéns às escolas pelo envolvimento e seriedade em tratar do assunto”, ressaltou.
A diretora do Cmei Teresinha Frigini, Shirley Ozeas Ribeiro Alvarenga lembrou que a caminhada faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). “Nós a realizamos todos os anos como parte das ações do PSE, em parceria com a Unidade de Saúde e o CRAS da nossa comunidade. Durante este mês nossos professores desenvolvem em seus planejamentos conteúdos reflexivos sobre o tema, com vídeos, textos informativos, dados estatísticos e palestras realizadas pelos profissionais da saúde”, lembrou.
Ainda segundo Shirley, os professores preparam junto com os alunos cartazes, marca páginas, panfletos para levarem na caminhada. “Nossos estudantes gostam muito desta ação, mesmo sendo um tema de conflito, eles se sentem importantes em participarem de algo voltado para eles. O tema é de suma importância para todos, pois a partir destas discussões, reflexões, conseguimos ajudar muitas crianças que vivem esta violência no dia a dia”, completou.
Já a diretora Maria Aparecida Deoclecio Cosm da Emef Mário Leal Silva, além da gratificação em atuar com o PSE, como maio é um mês de conscientização, é necessário trabalhar com a comunidade escolar questões de prevenção. “Temos falado dessa programação desde o início do ano, com a escola participando de reuniões e envolvendo nossos estudantes dos 4º e 5º anos, que fizeram cartazes. Cada etapa foi gratificante e todos ficaram envolvidos e emocionados na hora da caminhada. Nosso objetivo foi sensibilizar a comunidade de que as crianças devem ser respeitadas e tratadas com amor e carinho”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais