Estudantes de Biblioteconomia da Ufes / Polo UAB Aracruz conhecem a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Estudantes de graduação em Biblioteconomia da Ufes / Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Aracruz realizou uma visita técnica e cultural à cidade do Rio de Janeiro para conhecerem monumentos como o Real Gabinete Português de Leitura, considerada a Catedral da Cultura Portuguesa, e a Biblioteca Nacional. A viagem teve um roteiro diferenciado e proporcionou vivências pedagógicas com ênfase nos aspectos culturais e técnicos do curso.
A intenção foi unir estudantes do curso de biblioteconomia de todos os Polos UAB do Espírito Santo para uma experiência única e particular, que é aprender por meio da imersão em ambientes que fomentam o aprendizado e a cultura. Isso permitiu a eles conhecerem o Centro Histórico da cidade, bem como igrejas, o Mosteiro de São Bento, o Museu do Amanhã e os Fortes do Leme e de Copacabana.
A estudante Célia Maria Ricato Guidetti, que participou da visita, relatou as belezas que viu. “Nós caminhamos por lugares históricos, como o Centro Cultural Banco do Brasil, a igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, o Chafariz de Mestre Valentim e o Gabinete Português, que em 1900 se tornou uma biblioteca pública. São lugares incríveis e com belas arquiteturas”, disse.
Já a aluna Elaine de Lima Silva falou o que mais lhe chamou a atenção. “Dentre as visitas que fizemos, a que mais me chamou a atenção foi o Forte do Leme. Posso afirmar que valeu o esforço para chegar a este local, que tem uma vista maravilhosa. Foi uma experiência única e muito marcante”, afirmou.
A tutora da UFES, Louise Storni Vasconcelos de Abreu, lembrou que visitas em ambientes como bibliotecas e museus sempre somam na vida de estudantes. “Para mim, um momento a parte foi quando conheci o Museu do Amanhã. Ele é provocador e superatual. Nele pudemos interagir de forma multimídia, pois ele é dividido em cinco grandes momentos, como o cosmo, a terra, o antropoceno, quando entendemos que somos nós que destruímos o planeta, além do amanhã e do nós, que são as possibilidades que temos em poder construir o amanhã”, explicou
Louise ainda agradeceu a oportunidade que possibilitou esta visita técnica. “Queria muito agradecer à Ufes, nas figuras das professoras Leonor Araújo e Paula Amorim, pelo acolhimento e todo conhecimento compartilhado durante a viagem. Visitas como esta são sempre prazerosas, principalmente na companhia de um grupo de estudantes. Poder relembrar histórias e compará-las com a do nosso estado é muito enriquecedor”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon Municipal realizado Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas
- Nossocrédito completa 20 anos em Aracruz com homenagens e histórias de superação
- Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as obras escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência