Cordão de Girassol auxilia na identificação de pessoas com deficiências invisíveis

Você já ouviu falar no Cordão de Girassol? Trata-se de uma fita que identifica pessoas que têm as chamadas deficiências invisíveis, como o espectro autista, a surdez, déficit de atenção e hiperatividade, entre outras. O acessório consiste em uma faixa verde estampada com girassóis e o uso auxilia na identificação de pessoas com essas deficiências ocultas.
Nesta quinta-feira (24) a equipe e usuários da Apae Aracruz foram às ruas para conscientizar a população sobre o Cordão de Girassol. O grupo se concentrou na praça do centro da cidade e também percorreu os arredores para chamar atenção e sensibilizar as pessoas sobre o respeito e também sobre os direitos de quem utiliza o cordão.
“Se a sociedade não souber o que significa, o uso do Cordão de Girassol não será eficaz. As deficiências ocultas nem sempre são notadas de imediato, porque não estão aparentes, e o uso do cordão ajuda na identificação dessas pessoas. De forma mais concreta, a o cordão, quando utilizado por uma pessoa com alguma deficiência, ajuda a reforçar a garantia de direitos como, por exemplo, no atendimento preferencial em filas. É importante saber, inclusive, que o uso do cordão de girassol é opcional, e sua ausência não afeta o exercício dos direitos e garantias previstos em lei. ”, explica a Psicóloga da Apae, Caroline Schaeffer.
A ação faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Além da panfletagem sobre o Cordão de Girassol, a Apae Aracruz também realizou atividades internas com as pessoas que são usuárias da organização, palestra com mães, pais e responsáveis e também caminhada. O tema da campanha deste ano é: conectar e somar para construir inclusão.
Uso do cordão de girassol é lei nacional
No dia 17 de julho de 2023 foi aprovada a Lei nº 14.624 que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituindo o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiência ocultas.
No Espírito Santo
No Estado, foi sancionada a lei Nº 11.488, reconhecendo o uso do desse cordão como um instrumento auxiliar de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como o autismo. O acessório consiste em uma faixa verde estampada com girassóis e seu uso é facultativo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação