CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável

Publicado em: 19 de maio de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Divulgação
CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), através do Centro de Convivência dos Idosos, em parceria com o Centro Universitário Salesiano (Unisales), integrou o projeto de extensão “Envelhecer com Saúde: orientações nutricionais para um envelhecimento saudável”, do dia 11 de abril a 16 de maio. A ação foi realizada por acadêmicas do curso de Nutrição.

Com foco na prevenção das doenças cardiovasculares, o projeto buscou conscientizar os participantes sobre a importância de escolhas alimentares conscientes e do cuidado diário com o corpo, principalmente o coração. As atividades foram pensadas para facilitar o entendimento dos idosos e incentivar a autonomia no cuidado com a saúde.

Durante a ação, as estudantes promoveram rodas de conversa, dinâmicas interativas, aferição de medidas antropométricas e aplicação de questionários sobre alimentação e estilo de vida. O ponto alto foi a palestra “Alimentação cardioprotetora – cuidando do coração pela comida”, que traduziu em linguagem simples as recomendações nutricionais para uma vida mais longa e saudável.

Um dos destaques foi a apresentação da Dica BR – Dieta Cardioprotetora Brasileira, fundamentada nas diretrizes do Ministério da Saúde, que utiliza um sistema de cores para orientar o consumo dos alimentos:

- Verde: alimentos que devem ser a base da alimentação (verduras, legumes, frutas e leguminosas);

- Amarelo e Azul: alimentos a serem consumidos com moderação (arroz, pães, carnes, óleos, queijos, doces caseiros),

- Vermelho: alimentos ultraprocessados, que devem ser evitados.

A atividade também contemplou cuidados específicos para idosos com hipertensão, diabetes, colesterol elevado ou histórico familiar de doenças cardíacas.

O encerramento do projeto aconteceu em clima de celebração no dia 16 de maio, com uma dinâmica participativa que revisitou os principais aprendizados da ação. O momento foi marcado pela troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e a entrega de kits simbólicos: um frasco de sal de ervas, como alternativa natural ao sal comum, e um livrinho com orientações práticas sobre alimentação saudável.

As acadêmicas, ao final da ação, deixaram uma mensagem que emocionou os participantes: “Cuidar do coração é um ato de amor com a gente mesmo. Pequenas escolhas diárias, como descascar mais e desembalar menos, têm o poder de proteger nosso maior tesouro: a vida”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, destacou o impacto da parceria. “Projetos como esse fortalecem nossa rede de cuidado com os idosos e aproximam o conhecimento acadêmico da realidade da nossa comunidade. É gratificante ver a universidade contribuindo com ações práticas e transformadoras. Saúde e dignidade na terceira idade são prioridades da nossa gestão, e iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo. Esse foi um projeto foi mais do que um gesto de cuidado, empatia e valorização da vida”.

Compartilhe essa notícia: