Aracruz participa dos 10 anos do Programa Papo de Responsa

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou na manhã desta terça-feira (28), no auditório do Sebrae, em Vitória, de um evento comemorativo dos 10 anos do Projeto Papo de Responsa. O evento contou com as presenças da Técnica e pedagoga da Semed, Giucirlene Pereira de Bortoli, da Diretora Vânia Recla Fracalossi, além de agentes públicos, secretários de educação, secretário de segurança pública, diretores, pedagogos, alunos e professores.
Também participaram o inspetor de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Roberto Chaves, que iniciou esse programa há 18 anos no estado fluminense, além dos coordenadores do Espírito Santo, Alessandro Nascimento da Victória e Luciene Avelar Daros, que desenvolvem as ações em Aracruz. Na ocasião, foi realizado o Workshop “Estratégias na Segurança Escolar”, além de serem apresentadas algumas das melhores práticas em prevenção e alternativas para interagir com o público jovem, por meio de um programa não formal, promovendo uma cultura de paz.
Roberto Chaves iniciou sua apresentação falando da importância do professor na vida dos alunos. “Não existe a possibilidade de mudar nosso país sem a educação. Meus heróis não morreram de overdose, eles estão dentro de minha casa, que são meu pai e mãe, e dentro das salas de aulas, que são os professores, que muitas vezes ficam exaustos, magoados e adoecidos, pelo exaustivo trabalho e peso que a educação vem recebendo há muitas décadas. Meus heróis também são os policiais militares, civis e federais que ficam nas viaturas, e daqueles que ficam dentro dos hospitais. Muitas vezes fazemos a pergunta: quem cuida de quem cuida da gente”, indagou Roberto Chaves durante sua fala de apresentação.
O Papo de Responsa foi desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino - Fundamental 2 - com orientações a alunos do 8º e 9º anos. Neste ano de 2023, as ações se iniciaram no dia 6 de março, na EMEF Ezequiel Fraga Rocha. “Estamos muito felizes em celebrar os 10 anos do Programa Papo de Responsa. Queria aproveitar a oportunidade e agradecer pelas ações desenvolvidas com nossos estudantes, e que em 2024 essa parceria possa ser ainda mais fortalecida, levando conhecimento e instrução a todos eles”, ressaltou a técnica e pedagoga da Semed, Giucirlene Pereira de Bortoli.
Até o final do ano letivo de 2023 serão 11 escolas assistidas. Após o bate papo com cada turma, os agentes voltam para um segundo momento. Os investigadores Alessandro Nascimento da Victória e Luciene Avelar Daros, por meio de uma conversa franca com os alunos, os orientam sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como o futuro de cada um, suas escolhas, a convivência familiar, o uso de drogas e a violência.
O programa funciona em etapas, sendo que no primeiro ciclo, denominado “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca visita o município do Sul para visita técnica de piscicultura
- Nova linha de transporte público beneficia moradores de Cachoeirinha do Riacho
- Chamamento Público: Secretaria de Desenvolvimento Social torna público o edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos