Alteração na Lei facilita processo de imunidade do IPTU para templos religiosos em Aracruz

Uma alteração no Código Tributário do município, através da Lei 4564, tornou mais fácil o processo para que templos de qualquer culto solicitem imunidade do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Aracruz. O texto foi sancionado em dezembro do ano passado pelo prefeito Dr. Coutinho. A mudança está no artigo 256, que descreve as exigências para requerer a imunidade do IPTU.
Antes, igrejas e outros espaços religiosos deveriam apresentar uma série de documentos e certidões para terem acesso ao benefício. Agora, templos religiosos de qualquer culto ficam dispensados dessas exigências. Outra mudança é em relação ao período de renovação do benefício, que passou de dois para seis anos. Já o pedido para solicitar imunidade deve ser feito antes do vencimento da primeira parcela do IPTU.
O secretário de Finanças da Prefeitura de Aracruz explica que as igrejas tinham dificuldade para reunir documentos, como a demonstração de dados e declaração da Receita Federal, o que muitas vezes inviabilizava o acesso ao benefício. A mudança na Lei, no entanto, surgiu diante da necessidade de tornar mais acessível o processo e ainda para ampliar a abrangência da imunidade do tributo.
“Outra mudança é em relação ao período de renovação do benefício, que passou de dois para seis anos. Todas essas medidas foram pensadas para garantir o acesso à imunidade do IPTU aos templos religiosos. Nossa gestão identificou que a relação de exigências engessava o processo. Agora, a expectativa é que mais igrejas consigam aderir ao benefício e que ele seja ampliado a todos os distritos de Aracruz”, destacou Geraldo Magela.
“As igrejas são espaços importantes para milhares de pessoas e cumprem um papel humanitário na sociedade. Essas instituições geram oportunidades, acolhem, ajudam àqueles que mais precisam. Nosso objetivo com essa medida, além de facilitar o acesso a esse benefício, é ajudar na economia das igrejas de Aracruz. Tenho certeza que os valores economizados serão aplicados para o bem”, disse Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação