Prefeitura de Aracruz mantém doação de mudas durante pandemia

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), informa que o viveiro municipal está funcionando para atender as demandas de entregas de suas mudas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. Desta forma, os agricultores e demais cidadãos que queiram adquirir alguma espécie devem ficar atentos às questões de segurança para evitar a propagação do contágio pela Covid-19.
Somente serão permitidas as entradas de duas pessoas por vez no viveiro, com o uso de máscaras e do álcool em gel, não podendo ser idosos e/ou crianças. A pessoa também pode ligar para o telefone (27) 3270-7062 para solicitar outras informações, como por exemplo, detalhes sobre quais mudas estão disponíveis, assim como seu cultivo.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Aracruz conta com espécies de árvores frutíferas, nativas, ornamentais, medicinais, de arborização, dentre outras. Entre as frutíferas, destaque a acerola, jabuticaba, goiaba, araçaúna , mangaba, ameixa, jaca (mole e dura), manguita, amora, jambo roxo, mamão, abacate, figo e jenipapo.
Nas nativas encontram-se as espécies jatobá, ingá feijão, jequitibá e ipê-amarelo. Para a arborização são oferecidas mudas de escumilha africana e felício. Com fins medicinais tem-se o alecrim e a carqueja. Quanto às espécies Palmeiras são oferecidas as triangulares, jerová e palmito açaí. Quem preferir fazer alguma ornamentação pode solicitar a murta e o ibisco.
Ainda podem ser encontradas no viveiro municipal o jacarandá mimoso, o ipê-rosa, o sombreiro da jamaica, urucum, canela e flamboyant. A coordenadora de Associativismo e Agroturismo Suelen De Melo Reis Loureiro explicou essa ação da prefeitura em meio à pandemia. “Nosso maior objetivo é atender a área rual, tendo como público-alvo o produtor, mas também atendemos ao cidadão da cidade que queira alguma espécie. A doação das mudas nativas tem o propósito de sensibilizar a sociedade em geral quanto à preservação, ao reflorestamento e à conservação da flora, já às espécies frutíferas tem como público a agricultura familiar para comercialização, por isso temos uma grande demanda para fazer essa distribuição”, destaca.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos