Coronavírus: PMA notifica 81 estabelecimentos desde a ordem de fechamento

Desde o dia 19 de março até a última quinta-feira (26) uma equipe de fiscalização da prefeitura notificou 81 estabelecimentos que deveriam estar fechados, de acordo com o Decreto que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19.
Segundo o Secretário de Transporte e Serviços Urbanos Paulo Neres a fiscalização tem o intuito de orientar e cumprir as medidas. “Nem todas as pessoas têm acesso ao Decreto e muitas não ficam sabendo. Então, a fiscalização tem o papel de ir aos locais notificar e fazer esse serviço de orientação”.
O Secretário explica que os fiscais primeiramente avisam e solicitam o fechamento imediato. “Se os estabelecimentos abrem novamente, levamos a Polícia Militar e interditamos o ambiente com adesivo e multa. Se insistir terá o alvará cassado”, completa dizendo que não teve nenhum caso do tipo registrado até o momento.
A fiscalização compreende a orientação para que as pessoas desocupem quadras e praças; solicitação de reforço na higiene dos supermercados; fechamento de bares, motéis, lanchonete e afins; todas as ações de acordo com o Decreto em vigor no dia da fiscalização.
Os fiscais estão trabalhando intensamente em plantão 24h, 7 dias por semana. Desde o primeiro decreto do prefeito, colocando a cidade em conformidade com as orientações oficiais e evitando aglomerações.
Sobre o Decreto
Conforme o último Decreto N.º 37.801, fica suspenso o funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, confeitarias, cafeterias, “food-trucks”, comércio ambulante de alimentos e de consumo imediato.
O funcionamento interno poderá ocorrer com atendimento através de entrega em domicílio (delivery), bem como a entrega imediata, regulando-se o fluxo de clientes (um por vez para a retirada), sem a oferta de mesas e cadeiras, não sendo permitidas aglomerações de quaisquer tipos: na calçada, em frente ao estabelecimento, e obedecendo às normas sanitárias previstas na legislação em vigor.
Em caso de desobediência, o local poderá ter a licença de operação do estabelecimento suspensa, sem prejuízo de demais punições administrativas, cíveis e criminais dos envolvidos.
CLIQUE AQUI para acessar o decreto na íntegra.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade