Tratamento de feridas: Prefeito Jones Cavaglieri conhece a “Técnica Figueiredo” aplicada na UPA 24h
.jpg)
O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da Secretária de Saúde Clenir Avanza, esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do bairro Vila Rica na manhã desta quinta-feira (30), para conhecer e ver de perto os resultados da chamada “Técnica Figueiredo”, um tratamento de feridas aplicado pelo médico ortopedista Dr. Leandro Figueiredo.
Dr. Leandro criou essa técnica há 11 anos, quando passou a usar uma prótese de polipropileno nas feridas dos pacientes, o que apresentou um grande resultado de cicatrização. Esse tratamento já está sendo realizado na UPA Vila Rica a aproximadamente dois meses, e até o momento seis pacientes estão passando pelo procedimento, e com resultados bem satisfatórios, que mostraram um grande poder de cicatrização nas feridas.
O paciente Cláudio machucou há 18 anos sua perna direta ao batê-la em uma chapa de aço, e desde então seu ferimento nunca cicatrizou, trazendo grande sofrimento. “Depois de tanto tempo cheguei a pensar em amputar minha perna, pois meu ferimento não se cicatrizava e não suportava mais a dor. Agora com esse tratamento, em apenas quatro semanas, minha perna já apresntou melhorias, e eu posso até pilotar minha moto”, disse.
O prefeito Jones Cavaglieri ficou surpreendido com o que viu. “Realmente estou impressionado com os resultados. Conheço casos, como o de uma falecida tia, que passou a vida toda cuidando de uma ferida que nunca cicatrizava. Tinha que trocar as ataduras e fazer a limpeza todos os dias, era muito sofrimento. Agora vendo essa técnica, e os depoimentos desses pacientes, sei que realmente trata-se de uma coisa revolucionária. É incrível como grandes ferimentos são cicatrizados com facilidade”, enfatizou.
Dr. Leandro Figueiredo explicou como surgiu esse procedimento e como ele funciona. “Já existia uma técnica antiga que usa esse material parecido com um plástico (prótese), que é o mesmo material do soro, usado para substituir a unha durante o procedimento cirúrgico. Quando tratava de um paciente que tinha uma lesão no dedo indicador, ele apresentava sangramentos toda vez que eu trocava o curativo, e sentia muita dor. Foi quando eu usei essa prótese para cobrir uma área maior do que a área da unha. Após dois dias, quando ele foi trocar novamente o curativo, percebeu que o ferimento não havia grudado e nem sangrado. O paciente disse que melhorou, e após seis semanas, sua ferida cicatrizou. Desta forma começamos usar o procedimento em feridas maiores, foi quando eu percebi que em todas elas os resultados foram idênticos. Foi basicamente assim que eu iniciei essa técnica”, ressaltou.
Com relação ao paciente que o prefeito acompanhou a troca do curativo, cuja ferida já existe há 18 anos, o médico comentou sobre seu tratamento. “Enquanto o organismo não é descontaminado, novas camadas de pele não nascem. Por isso, em um primeiro momento, fazemos um processo de descontaminação para que as camadas dos tecidos possam amadurecer, e a pele possa crescer e fechar a ferida. A ferida do paciente Cláudio, por já ter 18 anos, está muito contaminada, ainda vai demorar um pouco, pois temos que combater essa parte, o que possibilitará o início do processo de formação dos tecidos da pele para fechar o ferimento”, explicou.
Com o sucesso dos resultados dos pacientes que procuraram esse tratamento, a UPA vai ampliar esses atendimentos e contará com duas salas de curativos, totalmente humanizadas e com estruturas para os serviços serem oferecidos com toda a atenção necessária.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)