Aracruz sediou Oficina Regional do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO)
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), realizou na manhã e trade desta quarta-feira (4), uma oficina Regional do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO). O evento contou com a participação de 70 agricultores das cidades de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares e Fundão.
A oficina foi proferida pelo Sr. Luciano, que é Coordenador de Elaboração do PLEAPO - Secretaria de Estado da Agricultura. Ele apresentou o contexto capixaba sobre o consumo do agrotóxico, sendo o estado o 7º maior consumidor e o 3º maior consumidor de fertilizantes por área plantada do país. De acordo com que foi exposto, o Espírito Santo tem predominância absoluta de propriedades familiares, além de apresentar uma degradação ambiental em níveis críticos, com risco à saúde humana e à continuidade dos serviços ecossistêmicos. Ao todo o estado possui, dentro da agroecologia, 331 propriedades cadastradas em 27 municípios que produzem 2800 toneladas por mês.
Também foi mostrado que o mercado de produtos orgânicos no Brasil movimentou R$ 4 bilhões de reais em 2018, com o consumo crescendo 25% ao ano, o que representa 15% da população. Ao todo são 22 mil agricultores cadastrados no Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISORG), com 1.136.857 hectares de área cultivada.
A oficina mostrou aos agricultores ainda onde os orgânicos são comprados, a avaliação dos preços desses produtos, tendências e perspectivas, além das feiras que ocorrem pelo Brasil afora. Luciano explicou porque Aracruz foi selecionada para receber a oficina. “A ideia do processo de construção do plano é contemplar as diversas realidades regionais. Desta forma, todo o estado foi dividido em seis regiões, de acordo com as características de cada uma. Aracruz foi selecionada por ter uma realidade peculiar, que não é encontrada em nenhuma outra região do estado, pois aqui tem uma articulação entre sociedade civil, poder público e grandes empresas inseridas no processo de promoção da agroecologia”, explicou.
O secretário de Agricultura de Aracruz, Renato Sobrinho, comentou sobre o objetivo dessa oficina. “Essa parceria com o Governo do Estado serviu para colher percepções da região e ajudar na definição e construção de um perfil que possa também contribuir no processo de construção do PLEAPO, a partir das diferenças de cada regional”, ressaltou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo