Aracruz recolhe 25 toneladas de materiais recicláveis por mês
O município de Aracruz vem alcançando resultados significativos na Coleta Seletiva de resíduos sólidos domiciliares, desde sua implantação em 2005. O processo é realizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMAM) e Infra-estrutura Urbana e Transportes (SEMIT).
A coordenação do Processo de Coleta Seletiva é do engenheiro civil e especialista em educação e gestão ambiental da SEMAM, Antônio Romero Sant’Anna e das pedagogas, Jovilde Favalessa Almeida e Sonia M. Santos Xavier. De acordo com Romero Sant’Anna, a meta a ser atingida é coletar mensalmente 85 toneladas de materiais recicláveis por mês o que correspondente a produção diária de resíduos domiciliares da cidade. “O objetivo do Processo de Coleta Seletiva de produtos recicláveis é a preservação ambiental, inclusão social e geração de renda”.
Os materiais recicláveis são coletados pelos agentes de limpeza pública nos bairros com a colaboração dos moradores que devem entregar o “lixo seco” devidamente separado do “lixo úmido”. Para facilitar o acondicionamento dos materiais recicláveis, a SEMAM / SEMIT disponibilizam BIG BEG’s para escolas, empresas privadas e setores públicos em todo o município. As residências são adesivadas com o selo “Coleta Seletiva Eu Colaboro” e os materiais recolhidos são transportados para o pátio de triagem de resíduos da SEMIT, no bairro Bela Vista, onde são prensados e comercializados. O resultado financeiro obtido, é utilizado para a divulgação do Processo de Coleta Seletiva em Aracruz.
Segundo Romero Sant’Anna, no Recriarte ”Reciclando com Arte” da SEMAM, acontecem oficinas de arte, coordenadas pela pedagoga Salete Canuto e as artesãs Fátima Tonon e Danúbia Cohen, onde os moradores aprendem artesanato com materiais recicláveis (garrafas PET), produzindo artigos para brinquedotecas, arranjos florais e outros. “Está prevista ainda para este ano a criação de oficinas para fabricação de sabão e detergente, utilizando como matéria-prima o óleo de cozinha usado, que serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), visando inclusão social e geração de renda”.
Sant’Anna explica ainda que após a participação da comunidade nas oficinas, os arranjos florais, sabão e detergente produzidos, serão comercializados, gerando alternativa de renda para comunidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Semdur dá início à quarta etapa da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)
- Aracruz promove Seminário de Pessoa em Situação de Rua com foco em integração de políticas públicas e garantia de direitos
- Corrida “Elas em Movimento”: publicada a lista das mulheres que receberão o kit
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam de Momento Formativo de Boas Práticas Pedagógicas
- Sala do Empreendedor de Aracruz conquista Selo Diamante do Sebrae/ES e consolida avanço no atendimento ao empreendedor
- Convocação Emergencial: Conselho Municipal de Políticas Cultura de Aracruz
- Seminário em Aracruz destaca impacto da polinização na produtividade do café
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º semestre de 2025
- Prefeitura publica Edital de Chamamento Público para credenciamento de Ambulante para o Verão 2025/2026