Segundo Seminário Integrar apresentou novas possibilidades de inovação e economia para Aracruz
O mundo de ideias e inovações está em constante mudança. Empresas do passado, hoje dão lugar a novos negócios que parecem surfar nas ondas da modernidade. São as startup’s, um grupo de pessoas que trabalha na missão de colocar em prática uma ideia diferente.
Na noite da última quinta-feira (24) o 2º Seminário integrar, realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), apresentou a estudantes, empresários e poder público, um pouco desse novo mundo de possibilidades. A ideia é despertar a consciência pela inovação, levando ao público alguns exemplos reais de que é possível materializar um conceito e, ao mesmo tempo, se desenvolver economicamente.
“Hoje nós estamos em um mundo de disruptura tecnológica. Empreendimentos, empresas e negócios, já não funcionam mais nessa modelagem. Então, nosso objetivo ao realizar a segunda edição do Integrar é mostrar o que é tendência atualmente, o que existe de fomento e também como buscar recursos para desenvolver pesquisas ou então colocar uma ideia em prática”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi.
Olhar atento no futuro
Start-ups que estão em andamento e o que há de novo no mundo da ciência, tecnologia e inovação. O 2º Seminário Integrar apresentou ao público um pouco desses eixos, utilizando exemplos concretos. No primeiro momento, o Ecossistema de Inovação e Oportunidades esteve em evidência com Ana Ivone, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Ela falou sobre editais para bolsas e outras possibilidades para pesquisadores, além de ações para estímulo da inovação no Espírito Santo. Já André Taveira, da empresa Fluyd, falou sobre o universo cibernético, novas conexões e tendências de mercado para o futuro.
No segundo eixo foi a vez das Startups Capixabas contarem suas histórias, abrindo a discussão de como fomentar o desenvolvimento de novos negócios no município de Aracruz. Ainda de acordo com o a Prefeitura de Aracruz, o Seminário Integrar também teve como missão criar um ecossistema de inovação, mantendo conexões entre governo, academia e setor empresarial.
O poder público, por sua vez, começa a pensar o futuro sustentável de Aracruz, atraindo mais indústrias e também possibilitando a crianção de empresas inovadoras. Uma das ações é um projeto de lei recente, que ainda será votado na Câmara Municipal. Ele pretende destinar parte da arrecadação pública ao incentivo de novos empreendedores. “Nossa visão de futuro é uma cidade sustentável, com condições de abrigar outras empresas. Como incentivo a criação dessas startups, pretendemos destinar 3% dos Royalties de Petróleo, por meio lei, para que sustente a criação desses novos empreendedores”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Convocação: candidatos com posse agendada devem realizar exame obrigatório em 01/10
- Procon Aracruz realiza Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Plano Diretor Municipal: moradores têm novos encontros para sugerir melhorias para Aracruz
- Barra do Riacho recebe 11º Festival Cine.Ema com sessões de cinema e atrações culturais gratuitas
- Estudantes do Cmei Francisca Rocha Ribeiro dão show na culminância do projeto Comunidade de Leitores
- VNT 2025: 5ª e 6ª etapa foi marcada por muita adrenalina
- Seminário debate a Educação Especial na perspectiva inclusiva no Ministério Público do Espírito Santo
- Pós-Graduação em Eficiência Energética Industrial fomenta a otimização de custos e a sustentabilidade no setor fabril
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz
- Procon Municipal realiza Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania