Palestra sobre gestão empresarial debate o comportamento dos empresários diante dos desafios

Aconteceu na noite desta segunda-feira (14), no auditório do SESI/SENAI, bairro Vila Nova, uma palestra de gestão empresarial com o tema: O Comportamento dos Empresários Diante dos Desafios. O assunto em questão foi proferido pelo empresário, contador e Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRA/ES), Roberto Schulze.
O evento foi uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) em parceria com o SESI/SENAI e Prefeitura de Aracruz, e contou ainda com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi, do Diretor Regional da FINDES João Batista Depizzol e do executivo do Conselho Temático das Micro e pequenas empresas (Compem), Ernesto Bassini.
Antes mesmo da palestra, as autoridades presentes discursaram sobre o evento, seus objetivos e importância. “A proposta desse seminário é trazer para os empresários de Aracruz temas relevantes sobre as questões tecnológicas, mercadológicas, legislativas, de gestão e também tendências econômicas. Ao trazer esses grandes debates, conseguimos provocar os empresários, de forma que eles adquiram mais conhecimento e busquem por produtos e serviços para exercer suas atividades com as melhores práticas do mercado”, explicou Ernesto Bassini.
João Depizzol lembrou do empenho da FINDES na busca pela qualificação dos empreendedores. “A FINDES sempre está à disposição aos nobres empresários, principalmente os da indústria, objetivando fomentar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda. O tema da palestra de hoje vem justamente para abordar as dificuldades encontradas no ramo empresarial, e estamos aqui para oferecer oportunidades de crescermos juntos com o tripé: contador, empresário e órgão público”, ressalta.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, empreender virou uma marca forte. “Cada dia temos mais ações individualizadas. Para que um município melhore esse ambiente é necessário debater sobre alguns temas importantes, que envolvem a formação técnica. Nesse ambiente devemos alinhar três fatores: conhecimento, oportunidade e ousadia. Por isso as pessoas devem se capacitar permanentemente e conhecer com profundidade o assunto a qual está se dedicando, analisando o mercado e as oportunidades que aparecem”, explicou.
O prefeito Jones Cavagileri falou da importância da parceria do setor público na relação com os empreendedores. “É sempre muito bom participar de eventos onde buscamos a melhoria para o setor do empreendedorismo. Essa palestra será importantíssima, principalmente na época em que vivemos em busca de inovações. Sabemos que recentemente o poder público, por meio do Governo Federal, decretou uma lei sobre a liberdade econômica (Lei 13.874), que traz medidas de desburocratização e simplificação de processos para empresas e empreendedores. A Prefeitura de Aracruz está elaborando um decreto para acompanhar isso o mais rápido possível e discutir junto à sociedade para beneficiar o setor. Essa desburocratização é fundamental, e com responsabilidade vamos cuidar dos nossos empreendedores”, disse.
O comportamento dos empresários diante os desafios
O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRA/ES), Roberto Schulze falou aos empresários de Aracruz sobre os desafios que são encontrados no dia a dia na estruturação de uma empresa e o comportamento que cada empreendedor deve ter nessa trajetória. Ele também comentou sobre o Conselho Regional de Contabilidade, suas especificações e sobre o Conselho Temático das Micro e pequenas empresas (Compem), além das causas da “mortalidade” das empresas e o que os empresários e os contadores podem fazer juntos.
“Os empreendedores devem sempre planejar muito, acompanhando seu negócio de perto, vendo quais são os resultados, o que está acontecendo, usando a contabilidade como ferramenta. Hoje em dia já temos muitos programas de gerenciamento implantados para monitorar os resultados. Devemos separar bem o nosso bolso do negócio, pois existe uma confusão patrimonial muito grande. Quando você pega o dinheiro de sua empresa para comprar um carro, por exemplo, pode trazer prejuízo. Se puder, compre com o dinheiro de seu bolso. Separe seu negócio das ações pessoais, por isso a importância de uma sociedade, explicou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem