Mais cinco escolas da Rede Municipal participam do projeto “Papo de Responsa” nesta semana

Teve início nesta terça-feira (05/07), na Igreja Presbiteriana Jequitibá, a continuidade do primeiro momento do “Papo de Responsa” com as escolas da Rede Municipal de Ensino que se aderiram ao projeto. Os investigadores da ACADEPOL – Academia de Polícia Civil do Espírito Santo - Núcleo de Prevenção – Segurança Cidadã; Juventude, Cultura e Paz, Danielle Leonel e Alessandro Da Vitória, tiveram uma conversa com os alunos da EMEF Luiza Silvina. Este primeiro momento teve início na segunda quinzena de maio, quando os agentes receberam os alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha e das EMEFI´s Caieiras Velha e Dorvelina Coutinho.
Durante toda semana o projeto ainda atenderá os alunos das EMEF´s Santa Cruz, Zilca Nunes, Placidino Passos, além do CMEB Esther Nascimento, contemplando assim as oito escolas municipais, que inicialmente fazem parte das ações do Papo de Responsa. Em Aracruz ele também tem apoio da Investigadora da Polícia Civil Sônia Márcia Correa Martins e do Delegado Chefe da Regional, Dr. João Francisco Filho.
Entre os dias 22 e 28 de agosto tem-se início o segundo momento do projeto. Suas ações educacionais são não formais, e os policiais civis fazem o uso palavra em uma conversação franca e direta com os alunos, que também participam de atividades lúdicas, discutem temas diversos como prevenção ao uso de drogas e crimes na internet, além do bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
A temática do projeto acontece em três etapas, sendo o primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a introdução do tema e início do processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.
No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos