Prefeitura de Aracruz inaugura CRAS do bairro Bela Vista na próxima sexta-feira (31)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), inaugura na próxima sexta-feira (31), às 9h30, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Bela Vista, na Rua Luiza Modenese, número 33. Essa será a nona unidade no município, que já existe na Barra do Riacho, Guaraná, Caieiras Velhas, Jacupemba, Santa Cruz, Vila do Riacho, Itaputera e Moroba.
O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social. O objetivo é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
A secretária de desenvolvimento social e trabalho, Rosilene Matos, explica que o CRAS do Bela Vista vai ter uma área de abrangência nos seguintes bairros: Bela Vista, Fátima, Clemente, Primavera, Portelinha, Novo Irajá, Cohab 4, Santa Rosa. Ela ainda destaca que o CRAS tem como público prioritário em suas ações, beneficiários de programas da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, além de famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.
“O principal serviço do CRAS é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças, adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos que visa prevenir situações de vulnerabilidade e violência, trazendo essas pessoas para espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade”, disse a secretária.
Outros serviços
No caso de famílias em acompanhamento, o CRAS realiza um plano de acompanhamento familiar que tem como objetivo um planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissionais (psicólogo e assistente social) para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos.
Além disso, através de ações particularizadas ou em grupos com famílias usuárias dos benefícios da Assistência Social, a unidade vai discutir temas que contribuam para a vida das famílias e também para o fortalecimento de vínculos. Por fim, vai realizar ações na comunidade que estimulem à convivência comunitária, a divulgação do acesso aos direitos, e a participação da comunidade na construção da vida pública do seu território.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo