Pioneirismo no Espírito Santo: Aracruz adere ao Projeto BBC micro:bit no Brasil

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), e em parceria com a empresa Positivo Tecnologia Educacional, aderiu ao Projeto BBC micro:bit no Brasil. Desta forma Aracruz se tornou o primeiro município no Estado do Espírito Santo e o trigésimo no país a contar com esse projeto. Trata-se de um hardware baseado em uma pequena placa programável que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e possibilita infinitas ideias.
A escola piloto será a EMEF Placidino Passos, onde 40 alunos do 6º ano terão uma aula por semana durante três meses. Na tarde desta segunda-feira (06/05) o projeto foi apresentado aos alunos na presença da Secretária de Educação Ilza Rodrigues, da Diretora Regina Célia e do professor responsável por lecionar as aulas, Carlos Augusto Galbarino Amaral.
Cada aluno recebeu uma apostila didática que ainda contém um miniprocessador, bateria e um cabo USB para baixar os dados em um computador ou celular. “A programação é toda feita dentro dessa placa, que funciona como um emulador. Nesta primeira aula de hoje os alunos farão suas programações para depois, no laboratório de informática do Polo UAB, baixarem as informações”, explica o professor Carlos. Ainda de acordo com Carlos, com as aulas teóricas e práticas, após o curso os alunos terão noções de programação. “Eles vão aprender na prática a linguagem de programação, ou seja, como programar as funções de uma placa de microcomputador, onde podem fazer muitas coisas”, comenta.
A Secretária Ilza Rodrigues parabenizou os alunos pela oportunidade única. “Vocês agora são os únicos alunos de todo o estado capixaba e a trigésima cidade em todo país a contar com esse material e treinamento. Tenho certeza de que todos vocês vão amar as aulas. Quem não gosta de criar? Quem não gosta de internet? A escola de vocês será piloto para esse teste, o que é um privilégio muito grande. Parabéns a todos pela oportunidade”, comemora.
A Diretora Regina Célia comentou sobre os beneficos para a escola, e a importância no diferencial para a aprendizagem. “Isto poderia acontecer mais vezes. Temos que diferenciar o aprendizado e estimular nossos alunos, porque o aprender é muito importante. A sala de aula, sem essas oportunidades, fica arcaica, por isso temos que inovar e incentivar mais o uso de tecnologias para que fiquem cada vez mais incentivados e atraídos”, ressalta.
![]() |
![]() |
![]() |
CLIQUE AQUI e confira mais detalhes do projeto BBC micro:bit no Brasil
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos