“Dia de Campo de Cafeicultura” traz palestras sobre a correta irrigação e destinação da palha do café
.jpg)
Na manhã desta sexta-feira (05/04) o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), em parceria com as secretarias de Agricultura (SEMAG) e Meio Ambiente (SEMAM) da prefeitura de Aracruz, realizou na localidade de Córrego D'Água, o “Dia de Campo de Cafeicultura”. O evento trouxe aos cafeicultores da cidade e região palestras sobre a correta irrigação e destinação da palha do café, além dos controles gerais, que envolve a gestão dessa atividade.
Estiveram presentes o prefeito Jones Cavaglieri, o Secretário de Agricultura Renato Sobrinho, o Gerente de Controle e Qualidade Ambiental (SEMAM), Marcos Vinícius, o Engenheiro Agrônomo (SEMAG) Antônio Shimith, além do Extensionista Rural (INCAPER) Almir Gonçalves Viana.
“Vamos falar da correta irrigação nos cafezais, sendo que um dos grandes problemas que temos hoje na área rural é o alto custo de energia e a utilização excessiva dos nossos mananciais de água. Colocaremos para os cafeicultores as técnicas e tecnologias mais apropriadas para se utilizar o mínimo possível de água, e alcançar o mesmo nível de produtividade nas lavouras. Também mostraremos a correta destinação da palha (casca) do café na adubação das lavouras, e legislação aplicada à sua utilização”, comenta Almir Gonçalves.
Um outro tópico abordado foi sobre a gestão da atividade do cafeicultor, que pôde entender quanto é e quanto custa a saca de café produzida em sua propriedade. “Na maioria das propriedades rurais, os produtores não têm nenhum controle dos gastos e de suas receitas com a venda do café. Com as informações na mão eles terão mais condições de tomar as decisões corretas. Se eles não podem hoje interferir no preço de seu café, eles podem interferir nos custos de produção”, completa Almir.
O Engenheiro Agrônomo (SEMAG) Antônio Shimith comentou sobre essas parcerias entre prefeitura e INCAPER. “Nós da Secretaria de Agricultura participamos junto ao INCAPER de vários eventos como este, justamente para estimular nossos produtores a acompanhar as palestras técnicas, e assim aperfeiçoar seus conhecimentos em suas áreas, para que eles tenham mais retorno com suas atividades. É muito importante a participação de cada um deles”, ressalta.
O prefeito Jones Cavaglieri lembrou das propriedades rurais da cidade que são irrigadas e das dificuldades encontradas pelos produtores. “Hoje foi falado aqui sobre as dificuldades que nossos produtores enfrentam em sua luta diária, pois mesmo que os preços do adubo e da mão de obra subam, o do café cai. O produtor é aquele insistente que nunca desiste, mantendo o alimento nas nossas mesas. Nos dias de hoje, com menos incidência de chuvas, usamos a irrigação. Em Aracruz cerca de 80% das propriedades são irrigadas, e o poder público tem que atuar com zelo e ajudar esses produtores a prosseguir com seu cultivo, vivendo com mais dignidade com suas famílias. Por isso é muito importante oferecermos essas palestras que trazem mais conhecimento e possibilitam ao cafeicultor ofertar um produto de maior qualidade, aumentando assim sua venda e renda, diz.
A produção de café em Aracruz
Hoje Aracruz conta com aproximadamente 1300 produtores de café , sendo que sua média da produtividade nas lavouras, 70 sacas por hectares, é maior do que a média do estado do Espírito Santo, com 45 sacas por hectares. Já são 5500 hectares de café plantados, e para o ano de 2019 estima-se que sejam produzidas 180 sacas.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de imagens
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito