Meio Ambiente: orientações e cuidados para o plantio de árvores em calçadas
No meio urbano as árvores dão um toque especial na paisagem, esbanjando cor, frescor e beleza. Elas também são importantes no controle da poluição sonora e atmosférica, atraem uma diversidade de pássaros, insetos e outros animais, além de proporcionarem sombra. Mas, apesar de tantos benefícios, é importante estar atento na hora escolher o local e espécie que deseja plantar em ambientes com calçadas.
O secretário de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, explica que antes de escolher a melhor espécie de mudas deve-se atentar às Leis e regras definidas pelo município, ou entrar em contato com a SEMAM para solicitar as orientações pertinentes.
“Algumas regras devem ser respeitadas na hora de plantar uma árvore, como por exemplo a distância da esquina, sarjeta, poste, placa de iluminação, acesso de veículos e cadeirantes, e também espaçamentos entre árvores”, pontuou.
A espécie também é outro fator importante que, de acordo com a bióloga da Prefeitura de Aracruz, Bruna Tose, faz toda diferença na arborização em áreas urbanas. “As espécies devem preferencialmente ter flores, não apresentar princípios tóxicos perigosos, ter rusticidade e sistema de raízes que não prejudique o calçamento”, disse.
Espécies e locais adequados evitam transtornos
Para evitar problemas em calçadas é necessário escolher a espécie e o local adequado. No caso do plantio em frente a residências ou estabelecimentos comerciais, os aspectos mais importantes a serem considerados, de acordo com a bióloga, são o espaço disponível e os equipamentos urbanos presentes no local, como: rede elétrica, postes, rede hidráulica e pluvial.
“É recomendável e importante que a muda tenha pelo menos 2,50 m de altura, boa qualidade fitossanitária e que seja a mais retilínea possível, sem brotações laterais ou bifurcações”, completou Bruna Tose.
Espécies recomendadas
A bióloga ainda dá dicas de árvores ideais para serem plantadas em ambientes com calçadas: Quaresmeira, Resedá, Calistemon/Bucha de garrafa, Fedegoso/Manduirana, Flamboyantzinho/Flamboyant-mirim, Aroeira-salsa/Falso-chorão, Felício ou árvore Samambaia, e Manacá de Jardim são algumas das espécies recomendadas.
Dúvidas
Se ainda tiver dúvidas no plantio de árvores em zonas urbanas, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) possui uma equipe especializada para orientações. O atendimento é das 12 às 18h, de segunda a sexta-feira. Telefone: 27 3270-7067
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PROCESSO DE SELEÇÃO n.º 001/2025: Educação divulga edital para Processo de Seleção dos Diretores das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Aracruz
- Novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) são empossados para o biênio 2025-2027
- Cidade Expo Inovadora começa em Aracruz e reúne especialistas, estudantes e empreendedores
- Encontro de Jovens Guaranis em Aracruz busca fortalecer a conscientização sobre saberes ancestrais e o futuro das novas gerações
- Caminhada “Outubro Rosa” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
- Polo UAB prestigia mais uma cerimônia de colação de grau de seus estudantes
- Outubro Rosa: comunidade indígena realiza a Copa "Vem Com Elas" de Futebol Society
- Prefeitura apresenta projetos urbanísticos de Regularização Fundiária de loteamentos irregulares
- Consulta Pública para ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga tem início nesta segunda (20)
- Aracruz recebe Cidade Expo Inovadora nos dias 21 e 22 de outubro, na Faacz