Guardiões da Natureza: Aldeia Irajá inaugura espaço cultural com apresentações tradicionais do povo Tupiniquim
Na Aldeia Irajá um espaço em meio à floresta encantou dezenas de crianças na última semana. O verde da Mata Atlântica e o canto dos pássaros se uniram ao som dos tambores e casacas, em harmonia com a banda de congo, guerreiros e curumins Tupiniquim, inaugurando o Espaço Cultural Guardiões da Natureza.
“É um local pensado há muito tempo e trabalhamos durante uma semana para receber essas crianças. Nossa ideia é ampliar e estruturar melhor para recebermos outras pessoas e assim difundir nossa cultura”, comentou o cacique Neném da Aldeia Irajá.
Além de levar mais de 70 crianças, alunos de uma escola pública do município de Itapemirim, sul do Espírito Santo, para o meio da mata, o encontro se tornou uma forma de vivência entre duas culturas. Os olhares curiosos das crianças, no entanto, não escondeu a surpresa ao estarem em um ambiente rodeado de árvores e em meio a outras pessoas com corpos pintados de urucum e jenipapo.
“É uma excelente experiência para conhecermos outra cultura. É como se eles estivessem vivendo o que eles vêem apenas através das telas”, disse a diretora da escola.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária