Secretaria de Meio Ambiente comemora mais um registro feito no Aricanga de pássaro ameaçado de extinção
No domingo dia 25/02/2018, o observador de aves Áureo Guaitolini esteve no Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens e registrou mais uma espécie de ave ameaçada de extinção. Trata-se da cigarra verdadeira (Sporophila falcirostris), que de acordo com a Portaria IBAMA (nº 444/2014) é uma ave ameaçada de extinção tida como “Vulnerável” em território nacional e considerada “criticamente em perigo” no Espírito Santo (Decreto Estadual nº 1.499-R/2005).
Para os biólogos da SEMAM esse pássaro é uma espécie que não frequenta áreas abertas como lavouras e pastagens, vive apenas em florestas bem conservadas e é alvo do tráfico ilegal de animais silvestres devido ao seu belo canto. Ela é a segunda espécie ameaçada de extinção encontrada no Aricanga somente esse ano.
Em janeiro, o mesmo grupo de observadores de aves fotografou o Catatau ou Pixoxó (Sporophila frontalis), outro pássaro tido como “Vulnerável” em território nacional e “Criticamente em Perigo” no estado capixaba. Essas duas espécies dependem de florestas bem conservadas para sobreviver e também são vítimas do tráfico ilegal de animais.
Conservação da biodiversidade
A Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comemora estes registros no parque, pois o retorno destas espécies a uma área, que anteriormente era formada por propriedades rurais, mostra que aquele ambiente vem se recuperando, e os esforços do município para a conservação da biodiversidade vêm dando bons resultados.
A observação de aves tem se mostrado aliada neste processo, pois por meio dos registros feitos pelos observadores, que informam a prefeitura sobre seus registros e cedem suas fotografias, torna-se possível o conhecimento da ocorrência destas espécies, além de ser uma forma de turismo sustentável.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas