Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz explica ações da Vigilância Sanitária
De acordo com a Lei 8.080/90, conhecida como “Lei Orgânica da Saúde”, as ações de Vigilância Sanitária surgiram para proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar ou diminuir, e até mesmo prevenir riscos à saúde, intervindo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Dessa forma, a Vigilância Sanitária pode atuar em diversos locais e ambientes, tais como: locais de produção, transporte e comercialização de alimentos, como os bares, restaurantes, mercados, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias de alimentos e transportadoras, por exemplo. Também atua em locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, como as farmácias, drogarias, perfumarias e produtos hospitalares.
Shoppings, academias, cinemas, clubes, escolas, salões de beleza e hotéis, além de hospitais e clínicas, também fazem parte desse “leque” de localidades onde a ação do poder público pode acontecer.
Vale ressaltar que tudo isso tem a única prerrogativa de estabelecer parâmetros necessários à promoção da saúde e do bem público. Com isso, todos os processos e produtos que interferirem na saúde das pessoas, serão regulados, e se necessário, são aplicadas infrações e intimações, interdição de estabelecimentos, apreensão de produtos e equipamentos, dentre outras ações.
O controle sanitário de alimentos
O controle sanitário de alimentos acontece por meio de ações que envolve todas as etapas de sua produção, como a inspeção de indústrias, concessão de licenças de funcionamento, registro de produtos ou dispensa de registro, além do monitoramento da qualidade e orientação aos produtores e manipuladores de alimentos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo