Internet básica: Polo UAB Aracruz forma sua primeira turma da terceira idade

Publicado em: 13 de dezembro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Alunos da terceira idade recebem o certificado de conclusão do curso de Informática Básica
Internet básica: Polo UAB Aracruz forma sua primeira turma da terceira idade

Na noite desta terça-feira (12/12), o Polo UAB em Aracruz realizou uma cerimônia de formatura para alunos da terceira idade que concluíram o curso de informática básica. Intitulado “Projeto: Oficina de Informática, ensinando e aprendendo com a terceira idade”, o curso teve duas turmas, sendo uma com aulas na terça e quinta-feira, e outra com aulas no sábado. Essas aulas aconteceram durante 10 dias, com uma carga horária de 30 horas.

Durante a cerimônia foi feita uma entrega de certificados a todos os participantes, e logo em seguida eles se divertiram em uma animada dinâmica, onde receberam uma lembrança, um quadro moldado com desenhos feitos no computador por eles mesmos no último dia de aula.

A coordenadora do Polo UAB em Aracruz, Maria Gorete comentou sobre a realização desse curso. “Ele foi sugerido e planejado por nós aqui do Polo juntamente com os alunos dos cursos de graduação em Física, Pedagogia, Artes Visuais e História da UFES, que usaram essa oficina como uma atividade curricular complementar”, explica.

A graduanda em Artes Visuais Rita Siqueira foi uma mediadora e coordenadora da parte pedagógica dessa oficina. Ela comentou sobre os resultados e a satisfação em trabalhar com os alunos da terceira idade. “No início eles estavam tensos por lidar com uma tecnologia até então desconhecida, pois nunca tinham mexido com os computadores, e chegaram aqui sem conhecer absolutamente nada. Porém com o passar dos dias eles se soltaram e mostraram ainda mais desejo em aprender”, ressalta.

Como resultado os idosos já ligam e desligam os computadores, acessam e-mails, fazem compras e pesquisas em sites de buscas. Também usam a internet em seus celulares, que eram usados somente para atender e fazer ligações. Ao todo foram formados 15 alunos com uma média de idade de 55 anos, sendo que o mais velho tem 83 anos.

“Essa oficina é um desejo antigo nosso. Realmente é muito gratificante vê-los aprender e ter uma ferramenta a mais para se interagir com a sociedade. Queremos que isso se repita”, completa Maria Gorete.

 

Compartilhe em suas redes sociais: