Curso orienta funcionalismo público e entidades civis quanto ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Uma parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP) com a Prefeitura de Aracruz (Secretaria de Administração e Recursos Humanos) está oferecendo a servidores municipais, gestores, dirigentes e funcionários da sociedade civil, uma oportunidade para conhecer a lei 13.019/2014, que é referente ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que contempla os procedimentos a serem observados nas fases das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, para orientar os gestores públicos e as OSCs.
Esse curso tem uma carga horária de 24 horas, com dois módulos de 12horas cada, e acontece das 8h30 as 16h30 desta terça-feira (05/10), quarta-feira (06/10) e quinta-feira (07/10) na sala de reunião da Assembleia de Deus, Rua da Alegria, centro. Ele está sendo ministrado pelos docentes da ESESP Maristela Pereira Guasti e Cezar Antônio Manhães.
Maristela é responsável pela aplicação do Módulo I, que faz uma abordagem geral da lei, seus aspectos legais, conceitos e aplicabilidade. Já Cezar Antônio fala do Módulo II, que trata da parte normativa e formatos de parcerias. Os dois docentes comentaram sobre a lei e o que muda no panorama das relações entre a administração pública e a sociedade civil.
“De terça a quinta-feira ministraremos um curso que trata da lei 13.019/2014. Ela aborda o novo regramento legal e normativo para a celebração de parcerias. Entrou em vigor em 23/01/16 para a União, Estados e Distrito Federal e em 01/01/2017 para os municípios, sendo que anteriormente essas parcerias eram celebradas por meio de convênios, e hoje não mais”, comenta Cezar.
De acordo com o palestrante, esse convênio foi criado para as parcerias entre entes públicos, já as parcerias privadas, “pegavam uma carona” nesse instrumento. “Essa lei no caso trouxe instrumentos e regras próprias e estabeleceu um regime próprio de parcerias com entidades, vindo reafirmar o protagonismo dessas entidades em relação às políticas públicas”, disse.
Ele ainda completou. “As entidades (oscs) são atores principais nesse negócio junto com a administração, e assim precisam ser tratadas. Na verdade, essa lei trouxe transparência na utilização do recursos públicos e a minimização da interferência da discricionária do administrador público, não podendo ele celebrar parceria com entidade que escolher, e sim com a que foi selecionada em processo público, trazendo só benefícios para as ambas as partes”, explica.
Roda de Conversa
Maristela lembrou que após a realização desses cursos acontece na sexta-feira (08/12), no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 09h00, uma outra capacitação, intitulada Roda de Conversa - Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), Mudança ou Inovação? - com um formato diferente, como se fosse um debate livre. Também será aberto ao mesmo público, mesmo aqueles que não participaram do curso.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem