Mulheres do Assentamento Nova Esperança debatem sobre violência e divisão do trabalho doméstico
A passagem da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), atraiu dezenas de mulheres do Assentamento Nova Esperança, nesta quinta-feira, 26 de outubro. Ao longo do dia elas puderam circular entre palestras, oficinas e atividades culturais, organizadas pela Prefeitura de Aracruz.
Pela manhã o grupo se concentrou em um grande círculo para ouvir sobre direitos e mensagens de empoderamento. A equipe sócioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) foi fundamental para tirar dúvidas de mulheres que, até então, desconheciam sobre a rede de apoio oferecida pela PMA. Um momento de diálogo que resultou em troca de saberes e informação.
“Foi tudo um sucesso, além de ter sido uma oportunidade de aproximação do poder municipal com a comunidade. Mas nós ficamos ainda mais felizes em ver a alegria de todas as mulheres ao serem lembradas”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos.
“A partir de hoje as coisas vão mudar”
Uma das oficinas chamou atenção de mães, donas de casa, estudantes e trabalhadoras sobre a divisão justa do trabalho doméstico. Conduzida por Rhayrani Pedroni, engenheira agrônoma e ativista, a roda de conversa abriu espaço para que todas falassem sobre como se sentem diante da rotina do dia a dia.
“A partir de hoje as coisas vão mudar!”, exclamou uma das mulheres logo após o bate papo; enquanto outras também expressavam empoderamento: “A casa é da família toda. Todo mundo tem que ajudar no trabalho”; “Mulher não foi feita pra ficar só cuidando da casa”.
As mulheres do assentamento também participaram de uma oficina de confecção de árvore de natal e bandejas através do reaproveitamento de madeiras, com o grupo “Nós Mulheres”, além de acompanhamento com a equipe do ônibus roxo, formada por assistentes sociais e psicólogos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo