Mulheres do Assentamento Nova Esperança debatem sobre violência e divisão do trabalho doméstico
A passagem da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), atraiu dezenas de mulheres do Assentamento Nova Esperança, nesta quinta-feira, 26 de outubro. Ao longo do dia elas puderam circular entre palestras, oficinas e atividades culturais, organizadas pela Prefeitura de Aracruz.
Pela manhã o grupo se concentrou em um grande círculo para ouvir sobre direitos e mensagens de empoderamento. A equipe sócioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) foi fundamental para tirar dúvidas de mulheres que, até então, desconheciam sobre a rede de apoio oferecida pela PMA. Um momento de diálogo que resultou em troca de saberes e informação.
“Foi tudo um sucesso, além de ter sido uma oportunidade de aproximação do poder municipal com a comunidade. Mas nós ficamos ainda mais felizes em ver a alegria de todas as mulheres ao serem lembradas”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos.
“A partir de hoje as coisas vão mudar”
Uma das oficinas chamou atenção de mães, donas de casa, estudantes e trabalhadoras sobre a divisão justa do trabalho doméstico. Conduzida por Rhayrani Pedroni, engenheira agrônoma e ativista, a roda de conversa abriu espaço para que todas falassem sobre como se sentem diante da rotina do dia a dia.
“A partir de hoje as coisas vão mudar!”, exclamou uma das mulheres logo após o bate papo; enquanto outras também expressavam empoderamento: “A casa é da família toda. Todo mundo tem que ajudar no trabalho”; “Mulher não foi feita pra ficar só cuidando da casa”.
As mulheres do assentamento também participaram de uma oficina de confecção de árvore de natal e bandejas através do reaproveitamento de madeiras, com o grupo “Nós Mulheres”, além de acompanhamento com a equipe do ônibus roxo, formada por assistentes sociais e psicólogos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil