Disque 100: casos de violação de direitos humanos podem ser denunciados de forma sigilosa

Denúncias e reclamações que envolvem violação de direitos humanos podem ser feitas através do Disque 100, de forma sigilosa. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel.
Em Aracruz, as denúncias são concentradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), que as encaminham para os setores responsáveis. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por exemplo, já foram registradas treze queixas no ano de 2017. Deste número, dez casos envolvem violência contra idosos, e outros três correspondem à violação de direitos a pessoas com deficiência.
“O intuito é a superação da violação”, resume a equipe do CREAS. O grupo, formado principalmente por psicólogas e assistentes sociais, passam a acompanhar a vítima, realizando visitas psicosociais, com o objetivo de observar de perto os detalhes da denúncia.
Se constatada a violência, a pessoa que está sendo vítima é inserida no banco de dados do Disque Direitos Humanos, para que sejam feitos os encaminhamentos necessários. Durante o acompanhamento também é formulado um relatório com todo histórico da denúncia.
Quando denunciar
O Disque 100 é um serviço de utilidade pública destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade