Estudantes colhem saúde em hortas das escolas municipais
Do quintal da escola, para o refeitório. Na Rede Municipal de Ensino, alimentos cultivados nas hortas escolares são utilizados na merenda. Por meio do projeto da Secretaria de Agricultura (SEMAG), em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED), alunos do ensino fundamental aprendem a plantar, cultivar e também sobre alimentação saudável.
Na EMEF "José Marcos Rampinelli", as crianças do 5º ano já colheram cenoura, rabanete e temperos, como salsa e cebolinha. Os alimentos são utilizados nas refeições que, com a participação coletiva dos alunos, ganha um sabor especial.
Plantando e aprendendo
Além das questões ambientais, em que o estudante reconhece a importância do cuidado com os seres vivos e se identifica como um ser integrante da natureza, o trabalho com as hortas possibilita o aprofundamento de práticas educativas.
A professora Edneia Barbosa Pereira logo percebeu alguns avanços no aprendizado dos alunos. “Eles se envolvem de uma forma espontânea, e na hora de escrever colocam o relato no formato em que vivenciam. Eu notei que a escrita ficou mais rica e o vocabulário melhor”, comentou.
Colhendo saúde
Em cada escola o projeto segue algumas etapas importantes: primeiro a equipe vai até o local para conhecer o espaço e planejar as atividades. Depois é feita a preparação do terreno que dará vida à plantação. Mas, antes de plantar, os alunos participam de uma aula na qual são explicados os benefícios de cada verdura e legume que será cultivado. Por último, a criançada participa do plantio coletivo.
Joildson Andrade, de 11 anos, é um dos estudantes que ajudam a cuidar da horta na EMEF "José Marcos Rampinelli". Bastante curioso, o aluno conta que o canteiro se tornou um dos seus lugares preferidos na escola. “Eu gosto de limpar a terra e molhar as couves”, comentou.
Já Jéssica Vitória Ritis se admira ao olhar o tamanho que estão as plantas. “A gente colocou adubo e molhou e a horta cresceu. Já colhi cenoura e rabanete”, relembra a aluna de 11 anos.
|
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais