Abordagem e atendimento social para população de rua
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferece todo atendimento necessário para garantir a cidadania da população de rua do município de Aracruz.
Por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social, pessoas em situação de rua têm acesso a benefícios do Governo Federal, são encaminhadas para exames e consultas, retiradas de 1ª ou 2ª via de documentos pessoais, acesso ao banheiro público, participam de palestras educativas e, em alguns casos, são contemplados com auxílio passagem para retornarem à família.
Abordagem Social
O mapeamento da população de rua é realizado pela equipe de Abordagem Social do CREAS que, semanalmente, visita os locais que se concentram essas pessoas. “A gente faz o cadastro para identificar de que cidade ela veio e porque está na rua. A partir desse mapeamento, encaminhamos a pessoa para os serviços necessários, como emissão de 2ª vida de documentos ou transporte”, explica a assistente social, Simone Braga.
A equipe de Abordagem Social do CREAS realiza em média 30 atendimentos por mês. Desde 2011, 719 pessoas foram cadastradas no sistema. Atualmente, 11 pessoas em situação de rua são acompanhadas pelo serviço; as demais pessoas, consideradas migrantes, retornaram à cidade de origem, após contato com a família.
Atendimento Social
No Centro de Referência Especializado de Assistência Social a população de rua recebe o atendimento necessário, retiram o Kit Higiene (pasta e escova de dente, sabonete, toalha de banho e chinelo) e também participam de palestras educativas.
Além disso, a pessoa em situação de rua, após regulamentar a documentação básica, é registrada no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. “Toda pessoa em situação vulnerável ou de extrema pobreza, tem direito de ser cadastrada no Cadastro Único e ser beneficiado com o Bolsa Família. E, como a população de rua não possui renda, são grupos prioritários para serem inseridos no cadastro único”, esclarece a assistente social.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS), nove pessoas em situação de rua estão cadastradas no programa e recebem 85 reais mensais, através do governo federal.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais