Cata e venda de caranguejo-uçá estão proibidas a partir deste domingo
Começa neste domingo (28), o segundo período da andada do caranguejo-uçá e até o dia 6 de março a cata e a venda do caranguejo estão proibidas em todo o Estado. O motivo é que é nesses dias que os animais saem das tocas e andam pelo mangue para se reproduzir. Para garantir a proteção da espécie, profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz vão fiscalizar todos os manguezais do município. Durante a andada, também é ilegal manter em cativeiro, transportar, beneficiar, industrializar ou armazenar qualquer indivíduo da espécie, vivo ou morto, ou mesmo partes do animal, como patas ou pinças (puãs).
Quem desrespeitar a legislação, pode ser penalizado até com prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Em Aracruz, no caso de alguma irregularidade ser encontrada, para que os responsáveis possam ser devidamente autuados, os fiscais da Secretaria vão ter o auxílio de oficiais da Polícia Ambiental e da Polícia Militar. A ação será feita em todos os manguezais do município, especialmente na localidade de Irajá, onde concentra-se o maior número de catadores. Outras andadas ainda vão ocorrer entre os dias 30 de março e 5 de abril e de 28 de abril a 4 de maio. Em todas essas ocasiões, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai fiscalizar os manguezais de Aracruz.
O secretário municipal de meio ambiente, Olimpio Vieira Neto, alerta ainda que, mesmo no período em que a comercialização do caranguejo é permitida, é preciso que o consumidor observe alguns detalhes, para contribuir com a exploração sustentável da espécie: adquirir sempre o animal inteiro, e não apenas patas ou pinças (puãs); conferir se a carapaça do animal tem o tamanho mínimo, que é de seis centímetros para o caranguejo e de oito no caso do guaiamum; e não comprar animais com o abdome estufado, pois isso significa que se trata de uma fêmea com ovas. É importante lembrar que a cata e a venda do guaiamum também está proibida em todo o Brasil, desde outubro até o dia 31 de março, por causa do período de reprodução da espécie.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Aracruz: nossa história em movimento”: 18 escolas da Rede Municipal de Ensino integrarão comitiva do Desfile Cívico Cultural
- Oftalmologia e ultrassonografia: Saúde realiza ação com carretas e quase 3 mil atendimentos
- Gestão inicia Semana de Capacitação para fortalecer o serviço público municipal
- Cras: a porta de entrada da proteção social em Aracruz
- Você sabia? Cancelar consultas e exames do SUS com antecedência pode reduzir filas da Saúde
- 16ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Vacinação contra Influenza: Aracruz está entre os municípios que mais imunizaram no Estado
- Não deixa para depois: Servidores de Aracruz têm oportunidade de capacitação com certificação e progressão funcional
- Arboviroses e verificação da situação vacinal ganham destaque na 2ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Serviços essenciais são mantidos durante ponto facultativo e feriado da Semana Santa