Amigos da Água: trabalho coletivo ajuda recuperar nascentes em Aldeias Indígenas
Os mutirões realizados através de uma parceria entre estudantes de direito da Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz), Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Aracruz e indígenas, estão ajudando a recuperar dezenas de nascentes localizadas em terras de povos tradicionais do município.
O último trabalho coletivo do projeto Amigos da Água aconteceu no sábado passado, 3 de junho, na aldeia Guarani de Olho D’água. Cerca de vinte alunos do 4º período participaram da ação e auxiliaram no cercamento de uma área de nascente.
Orientados por técnicos da Semag e pelo cacique da aldeia, cada grupo de estudante ficou responsável por uma parte do processo. Enquanto uns cavavam os buracos, outros carregavam as estacas de eucalipto e depois outro grupo realizava o estaqueamento. Assim, o trabalho coletivo fez com que a cerca ganhasse forma, tornando a nascente protegida.
De acordo com a Semag, o isolamento das áreas de nascente ajuda evitar o pisoteio de animais - um dos maiores fatores que contribuem para o assoreamento da cabeceira.
Mais de 3 mil estacas já foram distribuídas entre aldeias Guarani e Tupiniquim
Cerca de 3.500 estacas de eucalipto tratado já foram entregues para aldeias das etnias guarani e tupiniquim, além de 55 rolos de arame e 20 quilos de grampo. Somente em Areal, uma área com treze nascentes está sendo cercada. Pau Brasil, Olho D’água e Caieiras Velha também já iniciaram o processo de isolamento no entorno de cabeceiras.
Primeira fase do projeto está na reta final
Está na reta final a primeira fase do projeto Amigos da Água, que pretende recuperar 150 nascentes degradadas em Aracruz. Segundo a Secretaria de Agricultura, quase todas nascentes já receberam os materiais necessários para o cercamento.
Já foram entregues, ao todo, 11.500 estacas de eucalipto tratado. Cerca de 40 propriedades rurais de diversas regiões do município receberam estes materiais e realizam agora o trabalho de construção das cercas no entorno das áreas onde estão localizadas as nascentes, além das cinco aldeias indígenas.
O projeto Amigos da Água é idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Peroá, Forest Meio Ambiente e Fundação Banco do Brasil.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)