Ação educativa no CREARA alerta sobre doenças relacionadas ao trabalho
A sala de espera do Centro de Reabilitação de Aracruz (CREARA) se transformou num ambiente de conscientização sobre doenças relacionadas ao trabalho, nesta sexta-feira (24). A ação teve o objetivo de informar ao maior número de pessoas atendidas no CREARA sobre Lesões por Esforço Repetitivo e Doenças Osteomusculares, também conhecidas como LER/DORT.
A enfermeira do departamento de Vigilância em Saúde do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz, Lorena Costa Soprani, explica que muitas pessoas desconhecem sobre a LER/DORT - tanto sobre os sintomas, quanto sobre a prevenção. Desta forma, a ação educativa teve a importância de alertar e tirar dúvidas sobre essas doenças. “Essa ação é uma forma de ajudar na prevenção e conscientização sobre doenças ligadas ao trabalho. Tivemos a oportunidade de orientar nossos pacientes sobre Lesões por Esforço Repetitivo e Doenças Osteomusculares”, explica.
Foi o caso do operador de equipamentos portuários, Nailton Pereira Oliveira. Ele conta que há algum tempo sente dores e dormência no braço, mas não sabia que estes sintomas estariam relacionados a LER/DORT. “Agora que fui orientado vou procurar um médico ortopedista e iniciar meu tratamento”, comenta.
Durante a ação os pacientes assistiram a um vídeo informativo e receberam encartes explicativos sobre a LER/DORT e também sobre direitos do trabalhador.
Causas, sintomas e tratamento
As Lesões por Esforço Repetitivos (LER) e as Doenças Osteomusculares (DORT) são provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna vertical.
Os fatores que contribuem para o surgimento da doença são: repetitividade de um mesmo movimento; posturas inadequadas; choques e impactos e até mesmo o frio. Os sintomas variam entre sensação de peso e fadiga, alteração da sensibilidade, dores, choque, dormência, formigamento, câimbras e falta de firmeza nas mãos.
O tratamento pode ser feito através de fisioterapia, acupuntura, terapia ocupacional, terapia corporal e até mesmo atividades aeróbicas, como caminhadas e hidroginástica. Em alguns casos é necessário tratamento cirúrgico.
Onde procurar ajuda
O trabalhador ou trabalhadora que detectar os sintomas deve procurar a departamento de Vigilância em Saúde do Trabalho da Secretaria Municipal que funciona no CREARA, localizado na Rua Alegria, no centro de Aracruz ou o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, através do número: (27) 3711-5379.
Telefones úteis:
CREARA – Centro de Reabilitação de Aracruz – (27) 3270-7979 2688 / 2689
CEREST – Centro de Referencia Regional em Saúde do Trabalhador – (27) 3711-5379
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz