Semsa participa do Dia Nacional de Ação Voluntária “Mãos que ajudam no Combate à Dengue”
Neste próximo sábado (2/7) mais de 130 mil voluntários em todo o Brasil irão às ruas com centenas de ações de diversas naturezas e de modo simultâneo para, desta vez, ajudar no combate à dengue. Trata-se do Dia Nacional de Ação Voluntária, um evento realizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Neste ano o programa Mãos que Ajudam, devido ao alto índice de focos e notificações do aedes aegypti na região, terá como meta o combate à dengue, tema este, definido pelo Conselho de Assuntos Públicos do distrito de Colatina, que ainda abrangerá cidades como Baixo Guandu, Linhares, Nova Venécia, São Mateus e Aracruz.
Em Aracruz, a ação terá apoio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, que em companhia dos membros da igreja, estarão nas ruas dos bairros Vila Rica e De Carli, das 8h às 12h.
Na ocasião será realizado um trabalho de informação e conscientização junto aos moradores com a distribuição de panfletos informativos e cartazes, além de orientações do setor de vigilância epidemiológica. O propósito é envolver os membros e a comunidade no trabalho de limpeza e, principalmente, alertá-los quanto a importância de eliminar todo e qualquer foco do mosquito transmissor.
Vale lembrar que o município de Aracruz conseguiu reduzir recentemente os casos de suspeita de dengue, com um número aproximado de 20 casos por semana, sendo que esse número já chegou a 200. Porém, o quadro ainda é preocupante, pois nas últimas quatro semanas, Aracruz foi o terceiro município do estado com a maior incidência média, totalizando 130 casos.
Como se prevenir
A Secretaria de Saúde pede que cada morador se conscientize, faça sua parte e contribua na luta contra o aedes aegypti. Simples ações como as descritas abaixo já é um grande passo!
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo