Secretaria de Meio Ambiente promove apresentação do Plano de Manejo do Aricanga

Foi apresentado na noite de ontem (25), no auditório da Câmara Municipal de Aracruz, o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Aricanga. O evento realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), contou com a presença de representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), de prefeituras dos municípios vizinhos ao parque, de empresas instaladas no município de Aracruz, instituições de ensino, conselheiros do parque e donos de propriedades vizinhas à unidade de conservação. A apresentação foi dividida em três etapas: levantamento dos recursos naturais da área, adequação das atividades feitas no parque e zoneamento da localidade (definir uso do parque para cada parte dele).
De acordo com o secretário da Semam, Olímpio Vieira Neto, o plano de manejo é uma esperança de um dia não se falar mais em desmatamento. “Hoje o Aricanga possui 515 hectares. Esperamos que isso possa ser mantido, não só aqui como em todos os lugares onde existem unidades de conservação como esta. O plano de manejo é um estudo que cumpre exigências das leis ambientais e define suas áreas de uso restrito, entre outros”, destacou.
A apresentação foi ministrada pelo engenheiro florestal e coordenador do plano, José Manoel Lúcio Gomes, que apontou os principais itens analisados durante o estudo. Entre eles estão a fauna, flora, estudo sócioeconômico e ambiental, além da descrição e caracterização do solo, relevo, recursos hídricos, clima, entre outros. Insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos estão entre os animais que também foram estudados.
O QUE É PLANO DE MANEJO?
Plano de manejo é um estudo técnico que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso das unidades de conservação e os manejos dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. O plano de manejo do Parque Natural Municipal do Aricanga foi um estudo contratado pela Portocel e realizado pela empresa Jruano Consultoria e Serviços Ltda, sendo uma compensação ambiental obrigatória para a construção e reforma do porto.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon Municipal realizado Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas
- Nossocrédito completa 20 anos em Aracruz com homenagens e histórias de superação
- Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as obras escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência