Conselho do Museu de Santa Cruz vai promover ação conjunta com a sociedade para ampliar e melhorar acervo

por Ricardo Hermeto Coelho
Os membros do Conselho Consultivo do Museu Histórico de Santa Cruz definiram realizar uma ampla campanha no município para identificação de peças e documentos que representem a história de Aracruz. Os conselheiros aprovaram o texto básico do convite aos moradores solicitando auxílio no projeto de buscar nas residências das famílias itens que possam compor exposições temporárias ou auxiliar em pesquisas.
“Coleções de quadros, de esculturas, de objetos de arte e de relíquias preciosas precisam ser mantidos, organizados e preservados em ação conjunta com a sociedade”, destaca o conteúdo do comunicado que será distribuído nos cinco distritos de Aracruz. O Conselho Consultivo justifica que o museu é um bem cultural de uso público que adquire, conserva, pesquisa e expõe coleções de caráter cultural ou científico para fins de estudo, educação e entretenimento.
Foi formado um grupo de trabalho que, em paralelo, fará uma prospecção direta junto a famílias tradicionais e órgãos e instituições público e privada. O intuito é de renovar de imediato o acervo do museu fazendo com que ele assuma seu papel de espaço ativo e dinâmico, onde acontecem eventos, exposições, palestras. Como também um local voltado a pesquisa e estudos, com ampliação de áreas específicas para o desenvolvimento de atividades técnicas, artísticas ou educativas.
Outros grupos de trabalho foram designados para dar forma as sugestões apresentadas que vão compor o plano de ações do Museu História de Santa Cruz, ainda em 2016. A ideia é realizar exposições de telas, esculturas e fotografias, realização de pelo dois saraus, promover cursos de fotografia e de poesia, ampliar a divulgação do museu, atrair o público infanto-juvenil de escolas públicas e privadas, inserir o museu no roteiro turístico de visitantes que ocupam hotéis e pousadas, principalmente na alta temporada de verão.
Os membros do Conselho Consultivo de Santa Cruz pretendem desenvolver estratégias para pleitear recursos junto a empresas que investem em atividades culturais. Outra ideia, inclusive sugerida por técnicas da Secretaria de Estado da Cultura, é estudar em um futuro próximo a possibilidade de por em prática a criação da Associação dos Amigos do Museu, hoje sedimentada em várias regiões do país. Os participantes também não se furtam em levar adiante a formulação de uma proposta que subsidie os candidatos em seus programas de governo, pleiteando a inserção de um espaço maior de recursos para a cultura no município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora