Conselho do Museu de Santa Cruz vai promover ação conjunta com a sociedade para ampliar e melhorar acervo
por Ricardo Hermeto Coelho
Os membros do Conselho Consultivo do Museu Histórico de Santa Cruz definiram realizar uma ampla campanha no município para identificação de peças e documentos que representem a história de Aracruz. Os conselheiros aprovaram o texto básico do convite aos moradores solicitando auxílio no projeto de buscar nas residências das famílias itens que possam compor exposições temporárias ou auxiliar em pesquisas.
“Coleções de quadros, de esculturas, de objetos de arte e de relíquias preciosas precisam ser mantidos, organizados e preservados em ação conjunta com a sociedade”, destaca o conteúdo do comunicado que será distribuído nos cinco distritos de Aracruz. O Conselho Consultivo justifica que o museu é um bem cultural de uso público que adquire, conserva, pesquisa e expõe coleções de caráter cultural ou científico para fins de estudo, educação e entretenimento.
Foi formado um grupo de trabalho que, em paralelo, fará uma prospecção direta junto a famílias tradicionais e órgãos e instituições público e privada. O intuito é de renovar de imediato o acervo do museu fazendo com que ele assuma seu papel de espaço ativo e dinâmico, onde acontecem eventos, exposições, palestras. Como também um local voltado a pesquisa e estudos, com ampliação de áreas específicas para o desenvolvimento de atividades técnicas, artísticas ou educativas.
Outros grupos de trabalho foram designados para dar forma as sugestões apresentadas que vão compor o plano de ações do Museu História de Santa Cruz, ainda em 2016. A ideia é realizar exposições de telas, esculturas e fotografias, realização de pelo dois saraus, promover cursos de fotografia e de poesia, ampliar a divulgação do museu, atrair o público infanto-juvenil de escolas públicas e privadas, inserir o museu no roteiro turístico de visitantes que ocupam hotéis e pousadas, principalmente na alta temporada de verão.
Os membros do Conselho Consultivo de Santa Cruz pretendem desenvolver estratégias para pleitear recursos junto a empresas que investem em atividades culturais. Outra ideia, inclusive sugerida por técnicas da Secretaria de Estado da Cultura, é estudar em um futuro próximo a possibilidade de por em prática a criação da Associação dos Amigos do Museu, hoje sedimentada em várias regiões do país. Os participantes também não se furtam em levar adiante a formulação de uma proposta que subsidie os candidatos em seus programas de governo, pleiteando a inserção de um espaço maior de recursos para a cultura no município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo